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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3497
Título: | Oficinas de capoeira nas aulas de artes: promover, reconhecer e preservar, na perspectiva das relações étnico-Raciais |
Autor: | Cordeiro, Fabíola da Silva |
Orientador: | Torres, Niedja Ferreira dos Santos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3501803097646190 |
Palavras-chave: | Capoeira;Relações étnicas;Relações raciais;Cultura afro-brasileira |
Data do documento: | 13-Ago-2021 |
Citação: | CORDEIRO, Fabíola da Silva. Oficinas de capoeira nas aulas de artes: promover, reconhecer e preservar, na perspectiva das relações étnico-Raciais. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021. |
Abstract: | The aim of this research was to investigate a non-formal institution in the city of Brumado-BA that serves children, adolescents and young people working with workshops focused on Visual Arts, more specifically with capoeira workshops in its context focused on Ethnic-Racial Education. When carrying out an investigative analysis in the institution, one can see the need to take this learning to the study in formal education schools so that everyone has access as detailed in Law N. 10.639/03, where it is mandatory and legally responsible for institutions as regards the offer of subjects on Afro-Brazilian and African history and culture, therefore, it becomes essential to change the school curriculum, intensifying ethnic-racial studies. The theoretical foundation was in the light of CRUZ (1997), COLI (1995) and LIBLIK (2011). In this way, to encourage the inclusion of workshops aimed at learning theoretically and playfully in the cultural experiences of Capoeira where it shows that this art is genuinely Brazilian and is part of the construction and history of African peoples who were enslaved in Brazil. |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi trazer reflexões sobre a capoeira e os benefícios de ser trabalhada em instituições escolares formais com oficinas nas aulas de Artes Visuais, mais especificamente com oficinas de capoeira em seu contexto voltado para a Educação Étnicos-Raciais. Ao fazer uma análise investigativa na instituição, percebe-se a necessidade de levar esse aprendizado para o estudo em escolas de educação formal para que todos tenham acesso conforme está detalhado na Lei n. 10.639/03, onde é obrigatório e de responsabilidade legal das instituições quanto à oferta de disciplinas sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Com isso, torna-se imprescindível a alteração no currículo escolar, intensificando os estudos étnicos-raciais. A fundamentação teórica foi à luz de CRUZ (1997), COLI (1995) e LIBLIK (2011). Desta maneira, pretendemos estimular a inserção de oficinas voltadas para o aprendizado de forma teórica e lúdica das vivências culturais da Capoeira onde mostra que essa arte é genuinamente brasileira e faz parte da construção e da história dos povos africanos que foram escravizados no Brasil. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3497 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
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