Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3454
Título: O ensino de Artes Visuais como meio de interpretação da gramática visual do cotidiano
Autor: Silva, Ana Paula Coelho da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1728471759068683
Orientador: Rolim, Amália Maria de Queiroz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
Palavras-chave: Educação artística;Comunicação visual na arte;Logotipo;Imagens
Data do documento: 27-Ago-2021
Citação: SILVA, Ana Paula Coelho da. O ensino de Artes Visuais como meio de interpretação da gramática visual do cotidiano. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.
Abstract: This work aims to analyze the understanding of students about the meanings existing in logos, mass culture, and their influence on our perception of the world from the identification of the relationship between image symbols and art, understanding the art present in logos and punctuating the contributions of images in art education. The theoretical framework includes discussions about the cultural representation of images in everyday life; The importance of reading images in art education for visual language comprehension. The methodological procedures adopted consist of a research with a quantitative and qualitative approach using a questionnaire as a data collection instrument. The research was carried out in a school in the State Network of Pernambuco, and the participants in our research were students from the 1st year of high school. It is expected that the data obtained and the discussions proposed from them will contribute to highlight the relevance of understanding the elements present in the logos, their meaning and their influence on our perception of the world.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos discentes acerca dos significados existentes nos logos da cultura de massa e sua influência na nossa percepção de mundo a partir da identificação da relação entre os símbolos imagéticos e arte, compreendendo a arte presente nos logos e pontuando as contribuições das imagens no ensino de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca da representatividade cultural das imagens no cotidiano; A importância da leitura de Imagens no Ensino de Arte para a compreensão da linguagem visual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, e os participantes da nossa pesquisa foram alunos do 1 ano do Ensino Médio. Os dados obtidos e as discussões propostas a partir do contribuem para pontuar a relevância da compreensão dos elementos presentes nos logos, seu significado e sua influência na nossa percepção de mundo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3454
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anapaulacoelhodasilva.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.