Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRolim, Amália Maria de Queiroz-
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Coelho da-
dc.date.accessioned2022-11-11T19:16:19Z-
dc.date.available2022-11-11T19:16:19Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Coelho da. O ensino de Artes Visuais como meio de interpretação da gramática visual do cotidiano. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3454-
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos discentes acerca dos significados existentes nos logos da cultura de massa e sua influência na nossa percepção de mundo a partir da identificação da relação entre os símbolos imagéticos e arte, compreendendo a arte presente nos logos e pontuando as contribuições das imagens no ensino de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca da representatividade cultural das imagens no cotidiano; A importância da leitura de Imagens no Ensino de Arte para a compreensão da linguagem visual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, e os participantes da nossa pesquisa foram alunos do 1 ano do Ensino Médio. Os dados obtidos e as discussões propostas a partir do contribuem para pontuar a relevância da compreensão dos elementos presentes nos logos, seu significado e sua influência na nossa percepção de mundo.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the understanding of students about the meanings existing in logos, mass culture, and their influence on our perception of the world from the identification of the relationship between image symbols and art, understanding the art present in logos and punctuating the contributions of images in art education. The theoretical framework includes discussions about the cultural representation of images in everyday life; The importance of reading images in art education for visual language comprehension. The methodological procedures adopted consist of a research with a quantitative and qualitative approach using a questionnaire as a data collection instrument. The research was carried out in a school in the State Network of Pernambuco, and the participants in our research were students from the 1st year of high school. It is expected that the data obtained and the discussions proposed from them will contribute to highlight the relevance of understanding the elements present in the logos, their meaning and their influence on our perception of the world.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectComunicação visual na artept_BR
dc.subjectLogotipopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.titleO ensino de Artes Visuais como meio de interpretação da gramática visual do cotidianopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1728471759068683pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0046535721349104pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCarpinapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anapaulacoelhodasilva.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.