Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3328
Título: O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020)
Autor: Silva, Elisabeth Rosa da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5098258372752717
Orientador: Barros, Gabriel Navarro de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3280959855647241
Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação;Ensino de história;Ensino médio;Aprendizagem ativa
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Elisabeth Rosa da. O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020). 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.
Abstract: The objective of this work is to analyze the digital technologies of communication and information (TDCIs) used by the teacher of the History subject of high school in a public school in the state of Pernambuco in the period from March 23 to September 25, 2020, as well as pointing out the main tools used in active methodologies applied in the teaching and learning processes. The methodology used to carry out the monograph was bibliographic research based on literature review on TDCIs and their use in teaching / learning, in addition to a selective bibliographic survey on the importance of the teaching professional in inserting active methodologies in his pedagogical planning. and assign didactic value to them. To carry out the research the approach was qualitative / quantitative, survey with data collection through the questionnaire applied through Google forms and the analysis of the teaching plans used by the teacher during the period in question. And finally, the interpretative analysis of the data, from the discussion with the sources and bibliographic references. The work in question pointed out the difficulties faced by the teacher in relation to the functionalities of the technological instruments, limiting the pedagogical practice and the precarious access to the internet by the students, preventing the effective learning of the contents.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias digitais da comunicação e informação (TDCIs) utilizadas pelo professor da disciplina de História do ensino médio de uma escola pública da rede estadual Pernambuco no período 23 de março a 25 de setembro de 2020, bem como apontar as principais ferramentas utilizadas nas metodologias ativas aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a pesquisa bibliográfica com base em revisão de literatura sobre as TDCIs e sua utilização no ensino/aprendizagem, além de um levantamento bibliográfico seletivo sobre a importância do profissional docente em inserir em seu planejamento pedagógico as metodologias ativas e atribuir-lhes valor didático. Para a realização da pesquisa a abordagem foi qualitativa/quantitativa, levantamento com coleta de dados pelo questionário aplicado através do Google formulários e da análise dos planos de ensino utilizados pelo docente durante o período em questão. E por fim, a análise interpretativa dos dados, a partir da discussão com as fontes e referências bibliográficas. O trabalho em questão apontou as dificuldades enfrentadas pelo docente em relação as funcionalidades dos instrumentos tecnológicos, limitando o fazer pedagógico e o acesso precário a internet pelos alunos, impedindo a aprendizagem efetiva dos conteúdos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3328
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_elisabethrosadasilva.pdf488,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.