Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3219
Título: O lugar da história local nos livros didáticos: um estudo sobre a abordagem da história local nos livros de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNLD 2019.
Autor: Silva, Emmylayne Lima do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0641239923267110
Orientador: Silva, Lucas Victor
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0058476610695399
Palavras-chave: Livro didático;História local;Educação;Ensino Fundamental
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: Silva, Emmylayne Lima do Nascimento. O lugar da história local nos livros didáticos: um estudo sobre a abordagem da história local nos livros de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNLD 2019. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: In the early years of Elementary School, the teaching of local history (LH) represents an effective strategy for the development of historical thinking, while the textbook is one of the main work materials used in everyday school life. Considering this, this study aimed to analyze how the theme of local history is approached in the editions of History textbooks. Therefore, we analyzed two collections of the discipline of History selected by the National Textbook Program of 2019. In this study, which is of a qualitative nature, the content analysis of (BARDIN, 2002) was used as a method for data collection. The theoretical survey on this theme is based on the assumptions of many scholars such as Melo (2015), Caimi (2010), Fonseca (2003), Choppin (2004) and Bittencourt (2005). From this investigation, it can be seen that the curricular proposals of the Common National Curriculum Base determine the frequency and the way in which LH approaches should appear throughout the volumes of the works. Therefore, we identified that the approach to local history in the textbook is more articulated with the current conceptions about the Teaching of History. We ascertained that the historical contents mobilized in the collections are articulated and provide the study of local history through research. However, we also observe that the works contradict each other and often show the maintenance of traditional teaching models.
Resumo: Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da história local (HL) representa uma estratégia efetiva para o desenvolvimento do pensamento histórico, enquanto o livro didático é um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar como a temática da história local é abordada nas edições dos livros didáticos de História. Para tanto, analisamos duas coleções da disciplina de História selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2019. Neste estudo, que é de natureza qualitativa, foi utilizado como método para coleta de dados a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O levantamento teórico acerca desta temática se fundamenta nos pressupostos de muitos estudiosos como, Melo (2015), Caimi (2010), Fonseca (2003), Choppin (2004) e Bittencourt (2005). A partir dessa investigação pode-se perceber que as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular determinam a frequência e a maneira como as abordagens da HL devem surgir ao longo dos volumes das obras. Sendo assim, identificamos que a abordagem da história local no livro didático se dá de maneira mais articulada com as concepções atuais sobre o Ensino de História. Constatamos que os conteúdos históricos mobilizados nas coleções são articulados e proporcionam o estudo da história local por meio da pesquisa. Contudo, também observamos que as obras se contradizem e em muitos momentos deixam em evidência a manutenção dos modelos tradicionais de ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3219
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_emmylaynelimadonascimentosilva.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.