Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3192
Título: Protagonismo e estereótipos femininos: a representação das mulheres em Harry Potter, de J.K. Rowling.
Autor: Mendes, João Allex Soares
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3930298227424829
Orientador: Paes, Iêdo de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Palavras-chave: Mulheres e literatura;Estereótipos;Protagonismo feminino
Data do documento: 2021
Citação: Mendes, João Allex Soares. Protagonismo e estereótipos femininos: a representação das mulheres em Harry Potter, de J.K. Rowling. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo comprender y analizar cómo incide el estereotipo en la construcción del protagonismo femenino dentro de la saga literaria Harry Potter, de J.K. Rowling, además de cuestionar cómo persiste el mantenimiento de estos estereotipos en La sociedad. También es necesario resaltar cómo la autora, siendo una escritora y feminista, no se libró de este comportamiento y construyó un universo en el que sus personajes femeninos, a partir de ciertos arquetipos, reproducen estereotipos. Finalmente, se pretende reforzar La apertura de puertas dentro y fuera de la academia, para discutir no solo la literatura infantil y juvenil, sino también el género fantástico, mostrando que es posible trabajar y denunciar, a través de estos textos, cuestiones verosímiles/actuales en el ámbito social.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar como o estereótipo recai sobre a construção do protagonismo feminino dentro da saga literária Harry Potter, de J.K. Rowling, além de questionar como a manutenção desses estereótipos persiste na sociedade. É preciso destacar também como a autora, sendo uma escritora feminina e feminista, não foi poupada desse comportamento e construiu um universo em que suas personagens femininas, baseadas em certos arquétipos, reproduzem estereótipos. Por fim, pretende-se reforçar a abertura de portas dentro e fora da academia, para discutir não só a literatura infantil e juvenil, mas também o gênero fantasia, mostrando que se pode trabalhar e denunciar, por meio desses textos, questões verossimilhantes/ presentes no âmbito social.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3192
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_joaoallexsoaresmendes.pdf303,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.