Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3191
Título: O uso de metodologias ativas na prática de ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia.
Autor: Moreira, Karina Santos
Orientador: Gomes, Valéria Severina
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
Palavras-chave: Língua portuguesa;Ensino;Aprendizagem;Metodologias ativas
Data do documento: 2022
Citação: Moreira, Karina Santos. O uso de metodologias ativas na prática de ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Debido a las transformaciones experimentadas por la educación en función del aislamiento social provocado por la pandemia de COVID-19, se observó La importancia del uso de lãs metodologías activas en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Siendo así, este artículo tiene como propósito reflexionar acerca de La utilización de esos nuevos métodos en la práctica de la enseñanza de lengua portuguesa, así como verificar su aplicabilidad en el período de clases remotas en diez escuelas de Recife y Región Metropolitana, por medio de una encuesta de campo realizada con 10 profesores de escuelas distintas, siendo 3 de la red pública y 7 de La red privada. Para eso, se realizó un estudio bibliográfico a fin de fundamentar La discusión, seguido de una investigación de campo con los educadores que respondieron al cuestionario. Los resultados obtenidos a partir de ese análisis comprueban La necesidad de resignificar el hacer docente y de mirar el educando como protagonista de su aprendizaje, por medio Del aprendizaje significativo.
Resumo: Devido às transformações vivenciadas pela educação em função do isolamento social acarretado pela pandemia da COVID-19, observou-se a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem como propósito refletir acerca da utilização desses novos métodos na prática do ensino de língua portuguesa, bem como verificar a sua aplicabilidade no período de aulas remotas em dez escolas do Recife e Região Metropolitana, por meio de uma pesquisa de campo realizada com 10 professores de escolas distintas, sendo três da rede pública e sete da rede privada. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de embasar a discussão, seguido de uma pesquisa de campo com os educadores que responderam ao questionário. Os resultados obtidos a partir dessa análise comprovam a necessidade de ressignificar o fazer docente e de enxergar o educando como protagonista do seu aprendizado, por meio da aprendizagem significativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3191
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_karinasantosmoreira.pdf537,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.