Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188
Título: A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
Autor: Lima Filho, Robson Marinho de
Orientador: Silva, Fabiano Barbosa Mendes da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4936474533283881
Palavras-chave: Matemática;Ensino Fundamental;Jogos no ensino de Matemática
Data do documento: 31-Mai-2022
Citação: Lima Filho, Robson Marinho de. A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: In view of the need for changes in student learning within the classroom, seeking to use methodologies that differ from traditional methodologies and following the reality of society, the Use of Gamification in a Didactic Sequence for the study of Monomials in the 8th year of Elementary School, in order to investigate whether a didactic sequence that uses gamification as its methodological strategy promotes student learning. For that, it is necessary to observe if there was a motivation of the students about the learning, and if the abilities objectified in the learning were reached when characterized in the gamification. Then, exploratory qualitative research is carried out. In view of this, it appears that there was a learning of the content worked, as well as a motivating learning for the students, which imposes the verification that there is a learning through the use of gamification organized through the didactic sequence in a motivating and meaningful way to the students.
Resumo: Tendo em vista a necessidade de mudanças na aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula, buscando utilizar metodologias que diferem das metodologias tradicionais e acompanhando a realidade da sociedade, pesquisa-se a utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar se uma sequência didática que se utiliza da gamificação como sua estratégia metodológica promove aprendizagem aos alunos. Para tanto, é necessário observar se houve uma motivação dos alunos acerca da aprendizagem e se as habilidades objetificadas na aprendizagem foram alcançadas quando caracterizadas na gamificação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória. Diante disso, verifica-se que houve uma aprendizagem do conteúdo trabalhado, como também uma aquisição motivadora para os alunos, o que impõe a constatação de que há um conhecimento através do uso da gamificação organizado por sequência didática.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_robsonmarinhodelimafilho.pdf895,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.