Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3172
Título: Atividades de planejamento, dimensionamento e instalação de um sistema de aquaponia com iluminação artificial (LED).
Autor: Santos, Fabio Renan
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4354828539088087
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Aquaponia;Organismos aquáticos;Iluminação artificial
Data do documento: 26-Mai-2022
Citação: Santos, Fabio Renan. Atividades de planejamento, dimensionamento e instalação de um sistema de aquaponia com iluminação artificial (LED). 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A aquaponia representa um sistema de cultivo alternativo que utiliza a piscicultura intensiva e a hidroponia com o cultivo vegetal em água sem o uso do solo. As atividades de planejamento, dimensionamento e instalação de uma aquaponia em ambiente fechado (indoor) com a utilização de iluminação artificial - LED (Light Emitting Diode) foram realizadas no Laboratório de Ecologia e Aquicultura - LEA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Vitória de Santo Antão - PE. O Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO foi realizado entre os meses de março e maio de 2022. Na oportunidade foram desenvolvidas atividades com um sistema experimental com capacidade produtiva de 128 plantas em dois tanques de cultivo em recirculação com 2 m³ de volume total para a piscicultura intensiva da tilápia vermelha (Oreochromis spp). O sistema de aquaponia desacoplado ocupou uma área de 30 m². Para o dimensionamento do sistema foram utilizadas principalmente as informações da FAO (Small-Scale Aquaponic Food Production: Integrated fish and plant farming, Technical Paper nº 589), das publicações da Embrapa (Sistema Familiar de Aquaponia em Canaletas, CT nº 81; Produção integrada de peixes e vegetais em Aquaponia, Documento nº 189) e da publicação mais recente da União Européia sobre o assunto (Aquaponic Food Production Systems: Combined Aquaculture and Hydroponic Production Technologies for the Future). Os conhecimentos teórico-práticos combinados com a pesquisa sobre o “Panorama da Aquaponia Brasileira” em desenvolvimento pelo LEA-IFPE foram fundamentais para a realização do presente relatório de estágio unindo as informações disponíveis à expertise de produtores familiares e comerciais no Brasil. A experiência adquirida durante o estágio proporcionou ampliar os conhecimentos técnicos e práticos sobre os sistemas de aquaponia em ambientes controlados desacoplados com a utilização de LED, representando uma publicação inédita sobre o assunto no Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3172
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_fabiorenansantos.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.