Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3153
Título: Diagnóstico de compactação via atributos físico-hídricos dos solos coesos: da amostragem à geração de dados.
Autor: Marques, Paulo Henrique Ribeiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7321648825220495
Orientador: Almeida, Brivaldo Gomes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1998422313180942
Palavras-chave: Física do solo;Compactação do solo
Citação: Marques, Paulo Henrique Ribeiro. Diagnóstico de compactação via atributos físico-hídricos dos solos coesos: da amostragem à geração de dados. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A qualidade do solo é frequentemente quantificada por meio de seus atributos, com destaque para os físicos, químicos e biológicos. Os mais utilizados para esta avaliação são aqueles que estão relacionados ao arranjamento das partículas e espaços porosos do solo: densidade do solo (Ds); porosidade total (P); condutividade hidráulica saturada (Ksat); resistência tênsil de agregados (RT); resistência do solo à penetração de raízes (RP); índices de estabilidade de agregados. O objetivo deste projeto foi avaliar o nível de compactação e coesão dos solos representativos da região da Mata Norte, que abrigam grande número de agricultores familiares. O experimento está sendo conduzido em áreas da EECAC. Para avaliar os atributos físicos do solo foram coletadas amostras com a estrutura preservada, em forma de blocos de solos e em cilindros volumétricos, além de amostras deformadas, obtidas via trado. Os blocos foram coletados a partir da abertura de mini trincheiras, selecionando as camadas de 0 - 15 cm e 15 - 30 cm, assim como as amostras deformadas. As amostras foram embaladas em plástico filme e acondicionados em caixa de isopor. Em laboratório, as amostras de solos foram utilizadas nos ensaios para determinação dos índices de estabilidade de agregados dos solos, P, Ds e RP. Os ensaios para determinação dos índices de estabilidade de agregados dos solos consistiu na obtenção do: diâmetro médio ponderado de agregados do solo (DMP); diâmetro médio geométrico de agregados do solo (DMG); podendo-se calcular o índice de estabilidade de agregados (IEA). A análise de variância (ANOVA) juntamente com o teste F foram utilizados para avaliar a ocorrência de diferenças significativas entre os cálculos. Os resultados apontam que a P e Ds se apresentam como uma ferramenta valiosa nas análises sobre a compactação do solo em função da praticidade de execução e do baixo custo da análise, tornando viável para atender à comunidade de pequenos agricultores familiares.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3153
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_paulohenriqueribeiromarques.pdf751,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.