Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3116
Título: Do concreto ao melódico: a reverberação da poesia concreta na canção “De palavra em palavra” (1973) de Caetano Veloso.
Autor: Barbosa, Ana Clara dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0299537301539097
Orientador: Paes, Iêdo de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Palavras-chave: Poesia concreta;Tropicalismo;Semiótica;Música brasileira
Data do documento: 2021
Citação: BARBOSA, Ana Clara dos Santos. Do concreto ao melódico: a reverberação da poesia concreta na canção “De palavra em palavra” (1973) de Caetano Veloso. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Desde el momento en que surge la poesía concreta, en la década de 1950, encabezada por Décio Pignatari y los hermanos Augusto y Haroldo de Campos, ha sido, como idea y ejecución, influyente y presente en vários sectores - artísticos o no - de la sociedad brasileña. Con esto en mente, este trabajo busca analizar la forma en que el método de composición poética desarrollado por los exponentes del Movimiento Concretista influyó en la producción musical de Caetano Veloso durante el período del Tropicalismo, específicamente en relación a la canción “De Palavra em Palavra”, presente em el LP “Araçá Azul” (1973). Como base de esta investigación, se observó la aproximación tanto del momento histórico como de las pretensiones artísticas existentes entre los poetas paulistas y el grupo bahiano, lo que hizo que los trabajos desarrollados por los concretistas se convertisen en referencia obligatoria para el análisis de la producción artística de los tropicalistas. El fundamento teórico se sustenta, en que respecta a la literatura y la poesía concreta, en Campos, Campos y Pignatari (2006), Campos (1974) y Paz (1972), el período del Tropicalismo, en Favaretto (1996) y Perrone (1990) y semiótica, en Santaella (1996).De este modo, además del acercamiento existente en los dos grupos artísticos, fue analizada, mediante una perspectiva que envolucra un poco de una análisis semiótica, y dentro de una metodología de investigación puramente bibliográfica, tal como la define Tozoni-Reis (2010), la presencia de la teoría de la poesía concreta en la canción tropicalista.
Resumo: Desde o momento em que a poesia concreta surge, na década de 1950, encabeçada por Décio Pignatari e pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, esta, enquanto ideia e execução, mostra-se influente e presente em diversos setores – artísticos ou não – da sociedade brasileira. Pensando nisso, este trabalho busca analisar a maneira como o método de composição poética desenvolvido pelos expoentes do Movimento Concretista influenciou a produção musical de Caetano Veloso durante o período do Tropicalismo, especificamente no que diz respeito à canção “De Palavra em Palavra”, presente no LP “Araçá Azul” (1973). Como ponto de partida para esta pesquisa, foi observada a aproximação tanto do momento histórico como das pretensões artísticas existente entre os poetas paulistas e o grupo baiano, que fez com que os trabalhos desenvolvidos pelos concretistas se tornassem referência obrigatória para a análise da produção artística dos tropicalistas. A fundamentação teórica se apoia, no que se refere à literatura e poesia concreta, em Campos, Campos e Pignatari (2006), Campos (1974) e Paz (1972), ao período do Tropicalismo, em Favaretto (1996) e Perrone (1990) e à semiótica, em Santaella (1996). Dessa forma, além da aproximação existente entre ambos os grupos artísticos, foi analisada, através de uma perspectiva que envolve um pouco da análise semiótica e dentro de uma metodologia de pesquisa puramente bibliográfica, como definido por Tozoni-Reis (2010), a presença da teoria da poesia concreta na canção tropicalista.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3116
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_anaclaradossantosbarbosa.pdf580,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.