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Título: Os registros de estudantes do 1º ano do ensino fundamental nas aulas de matemática: um olhar para o processo de letramento e alfabetização matemática
Autor: Oliveira, Maria Andréa Cavalcante Lima de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7244798631797277
Orientador: Santos, Sandra da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0974046822570556
Palavras-chave: Alfabetização;Letramento;Ensino de matemática;Livros didáticos
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: OLIVEIRA, Maria Andréa Cavalcante Lima de. Os registros de estudantes do 1º ano do ensino fundamental nas aulas de matemática: um olhar para o processo de letramento e alfabetização matemática. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This monograph had as general objective to analyze the records produced by students of a class of the 1st year of Elementary School during a school year. The work presents as theoretical support the discussions about the Literacy Cycle in official documents and in the Mathematical perspective. We also discuss the role of registering students in Mathematics classes, teacher training for learning Mathematics, as well as textbooks and Mathematics Teaching. And, finally, the thematic units for Mathematics teaching in the Literacy Cycle. The main authors who supported the research were Curi (2005), Souza (2010), Maya and Maranhão (2015), Nacarato (2013), among others. In the methodological procedures, qualitative research was adopted, in which we used a semi-structured interview with a teacher who worked in the 1st year of Elementary School and the records produced by her students (in books and notebooks). To analyze the collected data, content analysis was used (MORAES, 1999) so that the analysis was structured into two broad categories: “The role of records for the teacher” and “The role of records for students''. The results of this research show that the teaching of mathematics in the literacy and literacy process in a 1st year class of elementary school is far from what is foreseen in the official documents, since it was evident that the demand for literacy in the Mother Language was predominant when compared the mathematical literacy of this class. There were few math classes during the school year and they were essentially concentrated on the use of the textbook. However, not all thematic units in the book were experienced by the students and the reduced use of the notebook with traditional activities focused on numerical sequence reveals the gaps left in this process of mathematical literacy. To improve this scenario, investment in specific teacher training for teachers who work in the literacy cycle is essential.
Resumo: Esta monografia teve como objetivo geral analisar os registros produzidos por estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental durante um ano letivo. O trabalho apresenta como aporte teórico as discussões sobre o Ciclo de Alfabetização nos documentos oficiais e na perspectiva Matemática. Discorremos também sobre o papel do registro dos estudantes nas aulas de Matemática, a formação docente para a aprendizagem de Matemática, bem como os livros didáticos e o Ensino de Matemática. E, por fim, as unidades temáticas para o ensino Matemático no Ciclo de Alfabetização. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Curi (2005), Souza (2010), Maia e Maranhão (2015), Nacarato (2013), dentre outros. Nos procedimentos metodológicos, foi adotado a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos a entrevista semiestruturada com uma professora que atuava no 1º ano do Ensino Fundamental e os registros produzidos pelos seus estudantes (nos livros e nos cadernos). Para analisar os dados coletados, foi empregada a análise de conteúdos (MORAES, 1999) de modo que a análise foi estruturada em duas grandes categorias: “O papel dos registros para a docente” e “O papel dos registros para os estudantes''. Os resultados desta pesquisa mostram que o ensino de matemática no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental está distante do que previsto nos documentos oficiais, visto que ficou evidente que a demanda na alfabetização na Língua Materna foi predominante quando comparada à alfabetização matemática dessa turma. Foram poucas aulas de matemática no decorrer do ano letivo e as mesmas foram essencialmente concentradas no uso do livro didático. No entanto, nem todas as unidades temáticas do livro foram vivenciadas pelos alunos e o uso reduzido do caderno com atividades tradicionais voltadas para a sequência numérica revelam as lacunas deixadas nesse processo de alfabetização matemática. Para melhorar esse cenário o investimento em formação docente específica para professores que atuam no ciclo de alfabetização torna-se fundamental.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3091
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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