Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/283
Título: Efeito do fator de correção para a discrepância logarítmica na construção de tabelas de volumes*
Autor: Silva, Jose Antônio Aleixo da
Paula Neto, Francisco de
Palavras-chave: Logarítmos;Análise matemática;Árvore Florestal
Data do documento: 1986
Citação: SILVA, Jose Antônio Aleixo da ; PAULA NETO, Francisco de. Efeito do fator de correção para a discrepância logarítmica na construção de tabelas de volumes*. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 147-162, 1986.
Abstract: O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de mostrar a influência de uma correção para um erro sistemático que ocorre na aplicação da equação logarítmica de volume, chamado fator de discrepância logarítmica. Para estimar os coeficientes de regressão do modelo proposto por Schumacher e Hall., foram usadas 3353 árvores de oito espécies de Eucalyptus. Com as equações calculadas, foram estimados volumes por classe de diâmetros e alturas médias em blocos casualizados, considerando-se o fator de correção logarítmica em um caso e no outro não. O resultado foi que o fator de discrepância logarítmica alterou a posição de um grupo de equações comparando com o grupo de equações onde o fator de discrepância logarítmica não foi considerado. Assim, o fator de discrepância logarítmica deve ser considerado na equação logarítmica de volume.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/283
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_agro_10.pdf530,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.