Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2823
Título: O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
Autor: Silva, Geanne Maria da
Monteiro, Josilene Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5053629056295085
Orientador: Julião, Erika Carla Vieira de Matos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0875670090379810
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Educação especial;Prática pedagógica
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Geanne Maria da; MONTEIRO, Josilene Alves. O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Quando as TICs são atreladas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) trazem inúmeros benefícios aos seus usuários, visto que essas novas tecnologias são oportunidades dos alunos atendidos nas salas de AEE desenvolverem suas capacidades e habilidades. Assim, busca-se através desta pesquisa questionar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores dentro do Atendimento Educacional Especializado com relação ao uso das TICs? Com isso, o presente artigo tem o objetivo principal de investigar o uso das TICs dentro do AEE, tendo em vista seus benefícios para o processo do ensino e aprendizagem. Para isso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: refletir sobre a importância do uso de recursos tecnológicos para melhorar o atendimento na modalidade de ensino de Educação Especial; analisar o uso das TICs no Atendimento Educacional Especializado; e identificar as dificuldades dos professores em relação ao uso das TICs no AEE. Essa pesquisa apresentou em sua metodologia uma abordagem qualitativa, com natureza exploratória e baseada em uma revisão bibliográfica, com base em produções científicas publicadas entre os anos de 2010 a 2021, no Portal Periódicos CAPES. A partir da análise dos artigos selecionados, os resultados mostram a importância do uso das TICs no AEE. Para que essas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de modo eficaz é necessário que haja uma infraestrutura adequada, materiais de qualidade e profissionais qualificados. Desta forma, as TICs como ferramentas pedagógicas no AEE devem ser incorporados na prática pedagógica docente. Por outro lado, também é necessário que os governos municipais e
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2823
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_geannemariadasilva _josilenealvesmonteiro.pdf204,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.