Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2803
Título: Educação e comunidade: análise das trajetórias escolares exitosas de duas alunas egressas de uma escola municipal da comunidade Entra Apulso
Autor: Bezerra, Joanna Barros Lira Alvares de Albuquerque
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6580570090104108
Orientador: Silva, Fabiana Cristina da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
Palavras-chave: Educação;Comunidade e escola;Ambiente escolar;Cidadania
Data do documento: 4-Dez-2019
Citação: BEZERRA, Joanna Barros Lira Alvares de Albuquerque. Educação e comunidade: análise das trajetórias escolares exitosas de duas alunas egressas de uma escola municipal da comunidade Entra Apulso. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The objective of this work was to analyze the influence of the “Entra apulso” community municipal school in the school trajectory of two female students, and as specific objectives to describe the life histories of two female students of the institution and their school development and to understand the influence of school agents in the academic formation of egressed students. In this sense, we sought to examine the influence of education on the successful personal and professional experiences of two egressed students, in unfavorable social contexts, of a public school located in a low-income community, where they reside. The research sought to highlight the magnitude of education for the formation of the subject and their preparation for citizenship, their professional qualification, and especially for overcoming social inequalities, constitution of their identity, and participation in the construction and modification of society. For this, it was based on the following authors: Fonseca (2011), Brandão (2001), Silva (2010), Freire (2000), Santiago (2006), Meirieu (2005), among others. The methodology used in the research was the oral history, of qualitative character and used as the main instrument of data collection the partially structured interview. Two egressed students were interviewed, using the technique of oral history, in order to understand through their eyes what is the performance of education and school in their personal and professional lives. In the life story of the egress student Daniela, we noticed the remarkable influence of the Municipal school throughout its school trajectory, not only while she was studying at school in the early years, but also by the relationship that she maintained over the years resulting from the Institution. Maria's life story, on the other hand, points to a strong connection with the Entra Apulso community and also with the municipal school.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar a influência da escola Municipal da comunidade “Entra apulso” na trajetória escolar de duas alunas egressas, e como objetivos específicos descrever as histórias de vida de duas alunas egressas da instituição e seu desenvolvimento escolar além de compreender a influência dos agentes escolares na formação acadêmica das alunas egressas. Nesse sentido buscou-se examinar a influência da educação nas experiências pessoais e profissionais exitosas de duas alunas egressas, em contextos sociais desfavoráveis, de uma escola pública situada numa comunidade de baixa renda, onde as mesmas residem. A pesquisa procurou evidenciar a magnitude da educação para a formação do sujeito e seu preparo para a cidadania, sua qualificação profissional, e sobretudo para a superação de desigualdades sociais, constituição de sua identidade, e a participação na construção e modificação da sociedade. Para isso, fundamentou-se nos seguintes autores: Fonseca (2011), Brandão (2001), Silva (2010), Freire (2000), Santiago (2006), Meirieu (2005), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de História Oral, de caráter qualitativo e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista parcialmente estruturada. Foram entrevistados duas alunas egressas, utilizando a técnica da história oral, com a finalidade de perceber através de seus olhares qual a atuação da educação e da escola em suas vidas pessoais e profissionais. Na história de vida da aluna egressa Daniela, percebeu-se a notável influência da escola Municipal em toda sua trajetória escolar, não só enquanto a mesma estudava na escola nos anos iniciais, mas pela relação que a mesma manteve ao longo dos anos decorrentes com a Instituição. Já a história de vida de Maria, aponta uma forte conexão com a comunidade Entra Apulso e assim também com a escola municipal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2803
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joannabarrosliraalvaresdealbuquerquebezerra.pdf698,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.