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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2727
Título: | A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental |
Autor: | Barros, Maria Maynara da Silva |
Orientador: | Andrade, Andreia de Lima |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0479014179190017 |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino;Leitura - Estudo e ensino;Leitura (Ensino fundamental) |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BARROS, Maria Maynara da Silva. A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. |
Abstract: | The present monographic reflects and discusses about the importance of the literary text in the classroom, as a fundamental social practice for the insertion of the literate world, because the teaching of literature contributes deeply to the integral formation of the subject- reader. Therefore, it is necessary to think about literary reading activities since elementary school, as they will help the social and cognitive formation of individuals, acting on the development of criticism and it can help them also understand the world araund themselves. Thus, the practice of literary reading has a social function and contributes to the formation of autonomous and proficient literary readers. To conduct such a discussion, we based our discussion on the following researchers: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), among others. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2727 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
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