Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2725
Título: O empoderamento da mulher na obra Hibísco Roxo
Autor: Santana, Carla Drielly Costa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8671073590176842
Orientador: Santana, Paula Manuella Silva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2674194888709803
Palavras-chave: Patriarcado;Feminismo;Literatura africana
Data do documento: 2019
Citação: SANTANA, Carla Drielly Costa. O empoderamento da mulher na obra Hibísco Roxo. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Chimamanda Ngozi Adichie is a Nigerian author of a new generation of writers who is writing about a Nigerian diaspora and allows us to know the history of Africa through the eyes of her own people, who once saw themselves through a rudimentation through colonial system systems. A purple Hibiscus work brings to the scene or breaking the borders of patriarchal space by projecting a space of resistance in the work. The theoretical thinking of the various feminisms: Western and Afrocentric, cultural and postcolonial studies are used for the analysis of the characters Kambili, Amaka, Beatrice and Ifeoma. Among the theorists used to build this work we highlight Edward Said, Frantz Fanon, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Lúcia Zolin, Lioyd Brown and Chimamanda Adichie. Here, we seek to reflect, investigate and understand what are the marks left by colonization, as imposed forms of oppression and how the codification process takes place against the oppressions of gender, class and race suffered by them. From this perspective, the Adichie seeks to exhibit a Nigerian woman and the difficulties faced by them, highlighting a relationship with society, family, marriage, without a postcolonial period.
Resumo: Chimamanda Ngozi Adichie é uma autora Nigeriana de uma nova geração de escritores que estão escrevendo sobre a diáspora nigeriana e nos possibilitando conhecer a história de África pelo olhar de seu próprio povo, que antes se via emudecido pelos resquícios do sistema colonial. A obra Hibisco Roxo traz à cena o rompimento das fronteiras do espaço patriarcal ao projetar na obra um espaço de resistência. O pensamento teórico dos vários feminismos: ocidental e afrocêntrico, os estudos culturais e pós-coloniais são utilizados para análise das personagens Kambili, Amaka, Beatrice e Ifeoma. Dentre os teóricos usados para construção deste trabalho destacamos Edward Said, Frantz Fanon, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Lúcia Zolin, Lioyd Brown e Chimamanda Adichie. Aqui, buscamos refletir, investigar e compreender quais as marcas deixadas pela colonização, as formas de opressão impostas e como se dá o processo de empoderamento contra as opressões de gênero, classe e raça por elas sofridas. Sob essa ótica, Adichie busca representar a mulher nigeriana e as dificuldades enfrentadas por elas, destacando a relação com a sociedade, a família, o casamento, no período pós-colonial.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2725
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carladriellycostasantana.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.