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dc.contributor.advisorSantana, Paula Manuella Silva de-
dc.contributor.authorSantana, Carla Drielly Costa-
dc.date.accessioned2021-10-05T13:41:52Z-
dc.date.available2021-10-05T13:41:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTANA, Carla Drielly Costa. O empoderamento da mulher na obra Hibísco Roxo. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2725-
dc.descriptionChimamanda Ngozi Adichie é uma autora Nigeriana de uma nova geração de escritores que estão escrevendo sobre a diáspora nigeriana e nos possibilitando conhecer a história de África pelo olhar de seu próprio povo, que antes se via emudecido pelos resquícios do sistema colonial. A obra Hibisco Roxo traz à cena o rompimento das fronteiras do espaço patriarcal ao projetar na obra um espaço de resistência. O pensamento teórico dos vários feminismos: ocidental e afrocêntrico, os estudos culturais e pós-coloniais são utilizados para análise das personagens Kambili, Amaka, Beatrice e Ifeoma. Dentre os teóricos usados para construção deste trabalho destacamos Edward Said, Frantz Fanon, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Lúcia Zolin, Lioyd Brown e Chimamanda Adichie. Aqui, buscamos refletir, investigar e compreender quais as marcas deixadas pela colonização, as formas de opressão impostas e como se dá o processo de empoderamento contra as opressões de gênero, classe e raça por elas sofridas. Sob essa ótica, Adichie busca representar a mulher nigeriana e as dificuldades enfrentadas por elas, destacando a relação com a sociedade, a família, o casamento, no período pós-colonial.pt_BR
dc.description.abstractChimamanda Ngozi Adichie is a Nigerian author of a new generation of writers who is writing about a Nigerian diaspora and allows us to know the history of Africa through the eyes of her own people, who once saw themselves through a rudimentation through colonial system systems. A purple Hibiscus work brings to the scene or breaking the borders of patriarchal space by projecting a space of resistance in the work. The theoretical thinking of the various feminisms: Western and Afrocentric, cultural and postcolonial studies are used for the analysis of the characters Kambili, Amaka, Beatrice and Ifeoma. Among the theorists used to build this work we highlight Edward Said, Frantz Fanon, Stuart Hall, Gayatri Spivak, Lúcia Zolin, Lioyd Brown and Chimamanda Adichie. Here, we seek to reflect, investigate and understand what are the marks left by colonization, as imposed forms of oppression and how the codification process takes place against the oppressions of gender, class and race suffered by them. From this perspective, the Adichie seeks to exhibit a Nigerian woman and the difficulties faced by them, highlighting a relationship with society, family, marriage, without a postcolonial period.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.titleO empoderamento da mulher na obra Hibísco Roxopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8671073590176842pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2674194888709803pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
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