Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2704
Título: Da escola para a vida: como o ensino de História contribui no enfrentamento das desigualdades sociais.
Autor: Santos, Danielly de França
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5792085381186542
Orientador: Andrade, Juliana Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
Palavras-chave: História - Estudo e ensino;Prática de ensino;Consciência;Igualdade
Data do documento: 21-Out-2020
Citação: SANTOS, Danielly de França. Da escola para a vida: como o ensino de História contribui no enfrentamento das desigualdades sociais. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: El ensayo presentado aquí busca esclarecer las preguntas sobre la enseñanza de la historia, sus prácticas y su función ante la sociedad. Basándonos en el análisis de la oficina del historiador, proponemos una reflexión sobre cómo los profesores de la zona deben actuar ante las demandas sociales que cambian o permanecen ante las discrepancias derivadas de la estratificación de la sociedad. Los paradigmas enumerados en la investigación en cuestión se basaron en acontecimientos teóricos, bajo el ensayo de estudiosos de los campos de la historia, la educación y las ciencias sociales, y prácticos, con la observación de la vida cotidiana de una institución pública de referencia en la escuela secundaria en las afueras de la zona recifense norte. Fue al unir los aspectos de ambos campos que llegamos a la conclusión de que para que las consecuencias de las desigualdades sociales sean superadas es necesario que los jóvenes hayan despertado un pensamiento crítico que les haga darse cuenta de su lugar en la sociedad a la que pertenecen, y así desarrollar sus impulsos de lucha a favor de sus derechos básicos, transformándolos así en ciudadanos activos , con conciencia de clase y propiedad en las causas y movimientos que los rodean. Con el establecimiento de estas acciones tendremos la consolidación de la función de la disciplina escolar de la historia y la búsqueda de la igualdad social.
Resumo: O ensaio aqui apresentado, busca elucidar as questões sobre o ensino de História, suas práticas e sua função perante a sociedade. Com base na análise do ofício do historiador propomos uma reflexão sobre como os docentes da área devem agir frente às demandas sociais que se alteram ou permanecem diante das discrepâncias provenientes da estratificação da sociedade. Os paradigmas elencados na pesquisa em questão foram fundamentados em aparatos teóricos, sob o ensaio de estudiosos das áreas de ensino de História, Educação e Ciências Sociais, e práticos, com a observação do cotidiano de uma instituição pública de referência em ensino médio da periferia da zona norte recifense. Foi unindo os aspectos de ambos os campos que chegamos à conclusão de que para as consequências das desigualdades sociais serem superadas é preciso que os jovens tenham despertado o pensamento crítico que os faça perceber seu lugar na sociedade em que se inserem, e dessa forma desenvolvendo seus ímpetos de luta em favor de seus direitos básicos, transformando-os assim em cidadãos ativos, com consciência de classe e propriedade nas causas e movimentos que os circundam. Com o estabelecimento dessas ações teremos a consolidação da função da disciplina escolar de história e persecução pela igualdade social.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2704
Aparece nas coleções:(CDILH) Trabalho de conclusão de curso

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