Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2698
Title: O ensino de Libras para ouvintes
Authors: Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos
Keywords: Comunicação;Libras;Inclusão
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração
Citation: VASCONCELOS, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos. O ensino de Libras para ouvintes. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.
Abstract: Em pleno terceiro milênio, ainda somos palco de uma sociedade excludente, onde muitos indivíduos são postos a marginalidade. É preciso buscar uma sociedade com novos acordos sociais, com multiplicidade de vozes, de culturas, de raças e de gênero. Uma sociedade que acolha, sem distinção, com amor e respeito à diversidade, à paz e à felicidade de todos. Neste contexto, os surdos enfrentam grandes obstáculos quanto a comunicação. é fundamental minimizar esses efeitos discriminatórios. Para isso, a Academia tem papel fundamental na inclusão social destas pessoas surdas. Uma adequada utilização da língua e conhecimento básico assegurará uma maior comunicação. A recente publicação da Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legal de comunicação dos surdos, devendo ser garantido por parte do poder público em geral, empresas concessionárias e instituições de educação. A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão. O projeto “ O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES” vem capacitar estudantes e pessoas das diversas áreas do conhecimento acadêmico para a compreensão do mundo dos surdos, tendo como enfoque os aspectos sócio-lingüístico e cultural.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2698
Appears in Collections:Educação (PROExC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pexedu_ensinolibras_2009.pdf311,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.