Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2635
Título: Briquetes: Opção energética e ecológica para estabelecimentos comerciais que utilizam fornos na Ilha de Fernando Noronha / PE
Autor: Silva, Simone Maria da
Palavras-chave: Briquetes;resíduos energéticos;lenha;carvão vegetal;fibra de coco
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão.
Citação: SILVA, Simone Maria da. Briquetes: Opção energética e ecológica para estabelecimentos comerciais que utilizam fornos na Ilha de Fernando Noronha / PE. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: Este relatório tem como finalidade apresentar uma análise final dos resultados obtidos com a aplicação dos questionários elaborados para o projeto em foco tais como: •Identificar a fonte energética utilizada pelas padarias, pizzarias, churrascarias e olarias da Ilha de Fernando de Noronha; •Identificar e quantificar os estabelecimentos com fornos que utilizam a lenha, carvão vegetal ou briquetes como combustível energético; •Obter uma amostra significativa da quantidade de estabelecimentos na Ilha que podem substituir a lenha e / ou o carvão vegetal pelos briquetes nos seus fornos; •Identificar a origem, a quantidade da lenha queimada e a espécie nativa utilizada; •Averiguar o potencial calorífico necessário para alimentar os fornos dos estabelecimentos especificados; •Verificar o grau de conhecimento sobre os briquetes e a importância atribuída pelos entrevistados sobre a preservação da Ilha; •Divulgar o percentual de custo/benefício agregado aos briquetes e fazer trabalho de divulgação das técnicas de fabricação e das vantagens advindas da utilização dos briquetes, tanto no sentido de ser uma fonte energética ecologicamente correta, como da urgência de medidas que preservem e conservem a mata nativa. .
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2635
Aparece nas coleções:Tecnologia e Produção (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pextecprod_briquetesopcao_2011.pdf378,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.