Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2621
Título: Padrão de segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras da comunidade Carnaúba do Ajudante – Serra Talhada (PE)
Autor: Silva, Fabiana Maria da
Palavras-chave: Agricultura familiar;Agroecologia;Política pública;Desenvolvimento rural
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada; Administração
Citação: SILVA, Fabiana Maria da. Padrão de segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras da comunidade Carnaúba do Ajudante – Serra Talhada (PE). Recife: UFRPE, 2011. Projeto de Extensão.
Abstract: As ações de extensão são de fundamental importância para a sociedade como um todo, sendo parte constitutiva dos alicerces que fundamentam a Universidade, no tripé ensino-pesquisa-extensão. Assim, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS, que tem por objetivo fortalecer a Agriculta Familiar e Camponesa de nossa região traz como proposta o presente projeto: realizar um diagnóstico do Padrão de Segurança e Soberania alimentar da comunidade de Carnaúba do Ajudante. A ação consistiu na elaboração e aplicação de um questionário sócio-econômico entre os agricultores e agricultoras com vistas a identificar o padrão de segurança e soberania alimentar das famílias. Foi identificado que todas as famílias encontram-se em insegurança alimentar e nutricional e não possuem soberania sobre o que consomem. Outros aspectos também foram levantados, como a questão do lixo, por exemplo. A partir desse levantamento, foram realizadas oficinas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, através de uma alimentação segura e saudável, além de conscientizar os mesmos sobre a importância de uma alimentação equilibrada, sem contaminação, sendo a mais natural possível além da própria preservação do meio em que vivem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2621
Aparece nas coleções:Meio Ambiente (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexmeiamb_padraoseguranca_2011.pdf499,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.