Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2586
Título: As influências da matriz africana na culinária pernambucana
Autor: Cardoso, Maria Grazia Cribari
Palavras-chave: Cultura;Gastronomia;Pernambuco
Data do documento: 2011
Editor: Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Humanas
Citação: CARDOSO, Maria Grazia Cribari. As influências da matriz africana na culinária pernambucana. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de Extensão.
Abstract: O alimento é mundialmente considerado como uma fonte de informações culturais, históricas e econômicas de um povo, entretanto encontra-se sempre ligado ao prazer e às sensações provocadas pelo seu consumo. Nos países de intensa miscigenação, como o Brasil, a gastronomia diversificada é resultado das influências sofridas e da diversidade de produtos naturais disponibilizados, incentivando principalmente a trocas de elementos nas preparações. Esta pluralidade encontra-se evidenciada na região Nordeste e representada na culinária regional. No presente projeto abordaremos a relevância e influência do povo africano nas preparações tipicamente pernambucanas por meio de levantamento bibliográfico dos ingredientes utilizados, métodos de cocção, apresentação das preparações e busca por variações em “receitas” tradicionais e posteriormente a realização de oficinas. Os resultados irão contribuir para uma maior afirmação cultural, com o resgate das “receitas” e apresentação das mesmas ao público acadêmico.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2586
Aparece nas coleções:(PROEXCPEC) 2011

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexcul_ influenciasmatriz_2011.pdf330,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador