Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2569
Título: Capacitação sobre boas práticas de higiene durante a manipulação de alimentos, para as agricultoras beneficiadoras de alimentos do Sertão do Pajeú
Autor: Barboza, Marianne de Lima
Palavras-chave: Alimentos;Segurança;Manipulação;Higiene
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada
Citação: BARBOZA, Marianne de Lima. Capacitação sobre boas práticas de higiene durante a manipulação de alimentos, para as agricultoras beneficiadoras de alimentos do Sertão do Pajeú. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de Extensão.
Abstract: A FAST é um espaço de convivência e de comercialização de produtos in natura e de alimentos beneficiados, de base agroecológica. Os alimentos, quando nãomanipulados de forma higiênica e armazenados inadequadamente podem causar enfermidades aos quem os consomem. A promoção das boas práticas garantirá a melhoria da qualidade dos produtos e conservação dos alimentos, além de maior credibilidade destes produtos no mercado. O objetivo deste trabalho é difundir o conhecimento que previne as contaminações alimentares por intermédio de palestras paras as agricultoras, baseadas na Resolução n° 216/2004 da ANVISA. Inicialmente será feito um diagnóstico e um relatório para avaliação das condições higiênico-sanitárias atuais. Serão confeccionadas e distribuídas com as agricultoras cartilhas educativas, que servirá de material didático para as palestras. Estas terão duração de 4 horas, distribuídos em momentos teóricos e práticos, e ocorrerão no Centro de Educação Comunitária Rural, em Serra Talhada/PE. Este trabalho tem como resultado esperado a criação de um mecanismo capaz de desenvolver as habilidades das agricultoras do Sertão do Pajeú para geração de renda por meio da produção segura e comercialização de alimentos saudáveis. Pretende-se também com essas atividades, contribuir para a socialização do saber, o que favorecerá a promoção do desenvolvimento social local.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2569
Aparece nas coleções:Saúde (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_capacitacaosobre_2011.pdf348,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.