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Título: Gestão democrática e conselho escolar: a participação da comunidade nos processos de decisão numa escola municipal de Olinda – PE
Autor: Tavares, Ana Paula
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4960364653386296
Orientador: Ferraz, Bruna Tarcília
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2100573722828366
Palavras-chave: Conselhos de educação;Escolas - Organização e administração;Processo decisório;Comunidade e escola
Data do documento: 28-Nov-2019
Citação: TAVARES, Ana Paula. Gestão democrática e conselho escolar: a participação da comunidade nos processos de decisão numa escola municipal de Olinda – PE. 2019. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This research is the result of an investigative process carried out on a Olinda’s (PE) municipal school. The purpose of this research was to analyze the community participation in the School Council (SC), identifying its influence on the processes of decision of the current school management. Based on the assumptions of the Case Study of descriptive and interpretive aim, the study was carried out by way of a systematic observation of the SC’s meetings and of the semi-structured interviews with the representatives of each active segment. It was sought to comprehend the meanings and the importance that the counselors attribute to the SC’s role as a space for the effective participation in the configuration of the processes of democratization of the management and of the school. To analyze the data, it was chosen the methodology of Content Analysis, that made it possible to identify the conceptions of management and participation, as well as the spaces and the forms of participation and decision of the interviewed representatives, contributions and influences on decisions in the school management. The results indicate that the conceptions of management and participation present among the members of the observed SC are close to the socio-critical perspective of school management, wich foresees the participation of all involved in the formal and non-formal spaces of the SC. It was possible to verify the knowledge level of the educative community about the function, limits and possibilities of the counselors proceeding in this decision-making instance. However, despite the legal advances and the participatory practices in management decentralization processes, there was a need for training of the counselors to better understand the effective political participation among representatives and the SC’s strengthening.
Resumo: Esta pesquisa é resultado de um processo investigativo realizado numa escola municipal de Olinda – PE. Seu objetivo foi analisar a participação da comunidade no Conselho Escolar (CE), identificando sua influência nos processos de decisão da atual gestão escolar. Com base nos pressupostos do Estudo de Caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio da observação sistemática das reuniões do CE e das entrevistas semiestruturadas aos representantes de cada segmento atuante. Buscou-se apreender os significados e a importância que os conselheiros atribuem ao papel do CE enquanto espaço para a efetiva participação na configuração dos processos de democratização da gestão e da escola. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da Análise de Conteúdo, que permitiu identificar as concepções de gestão e participação, bem como os espaços e as formas de participação e decisão dos representantes entrevistados, contribuições e influências nas decisões na gestão escolar. Os resultados indicam que as concepções de gestão e participação presentes entre os membros do CE observado, aproximam – se da visão sócio – crítica da gestão escolar, a qual prevê a participação de todos os envolvidos nos espaços formais e não – formais do CE. Pode - se averiguar o nível de conhecimento da comunidade educativa acerca da função, limites e possibilidades da atuação dos conselheiros nessa instância decisória, no entanto, apesar dos avanços legais e de práticas participativas nos processos de descentralização da gestão, verificou-se a necessidade de formação dos conselheiros para melhor compreensão da participação política efetiva e do fortalecimento do conselho escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2508
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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