Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2493
Título: Acompanhamento das atividades realizadas na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco em Sertânia/PE
Autor: Araújo, Anderson dos Santos
Endereco Lattes do autor: Não encontrado
Orientador: Vieira, Ednéia de Lucena
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9372491799168922
Palavras-chave: Caprinos - Criação;Ovinos - Criação;Reprodução animal
Data do documento: 2019
Citação: ARAÚJO, Anderson dos Santos. Acompanhamento das atividades realizadas na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco em Sertânia/PE. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no período de 02 de Setembro a 18 de Outubro de 2019, na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco, localizada na fazenda cachoeira, município de Sertânia – PE. Foi conduzido sob a orientação acadêmica da professora Dra. Ednéia de Lucena Vieira e supervisão do Zootecnista Dr. Fernando Lucas Torres de Mesquita. Durante o estágio foi realizado o acompanhamento das atividades rotineiras da fazenda, onde foi visto práticas de manejo alimentar, como: Uso do sal mineral, sal proteinado, suplementação na seca, uso de feno, uso de silagem, uso de ração concentrada, mistura de ração na propriedade, dietas diferentes para cada categoria, uso do creep feeding, utilização de pastagens nativas, utilização de pastagens cultivadas e uso da palma forrageira; Práticas de manejo reprodutivo, como: realização de monta controlada, anotação em planilhas de todas as informações durante o período de monta, Isolamento estratégico dos machos reprodutores; Práticas de manejo sanitário, como: controle de verminoses, tratamento de linfadenite, retirada e destino de animais mortos, controle de ceratoconjuntivite infecciosa, isolamento dos animais com CAE, aplicação de medicamentos por via intravenosa, intramuscular e subcutânea, limpeza e desinfestação dos equipamentos e instalações, corte e desinfecção do umbigo. Os caprinos e ovinos trabalhados durante o estagio foram os nativos das raças Moxotó e Morada Nova e os animais destinados à produção de leite das raças Anglo Nubiana e Saanen. O estágio supervisionado obrigatório teve como objetivo a busca por novos conhecimentos práticos e a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Objetivou-se também adquirir a habilidade de percepção a cerca de problemas existentes e propor soluções práticas e eficientes, melhorando o sistema produtivo já existente na fazenda.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2493
Aparece nas coleções:(UASTA) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_andersondossantosaraujo.pdf878,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.