Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2472
Título: Manejo e caracterização de acessos e variedades de videira nas condições do semiárido nordestino
Autor: Nunes, Adriana da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7066574850437767
Orientador: Ataíde, Elma Machado
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2422663252620574
Palavras-chave: Uva - Cultivo;Solos - Manejo;Uva
Data do documento: 2019
Citação: NUNES, Adriana da Silva. Manejo e caracterização de acessos e variedades de videira nas condições do semiárido nordestino. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: A viticultura tropical brasileira surgiu na década de 60, com a introdução da uva “Itália” na região semiárida do Vale do Submédio São Francisco, pois até então a produção de uva erarestrita ao Sul e Sudeste. Logo, ocorreu grande avanço na viticultura da região, com importantes iniciativas voltadas para a produção de uvas de mesa, produção de vinhos, e recentemente de sucos. Em 2017, a produção de uva nos estados de Pernambuco e Bahia foi responsável por 441,39 mil toneladas da produção nacional. Isto se deve ao fato das condições de clima tropical, permitirem mais de uma safra por ano, podendo ser programada pelo agricultor. Diante disto, ver-se a relevância de programas de melhoramento que visam a adaptação de diferentes variedades e a criação de outras com potencial para a produção nas condições semiárida. Entretanto, para que esta tenha sucesso, é necessária atenção quanto ao surgimento de pragas e doenças e estar atento para adoção de práticas de manejo da cultura para a obtenção do produto final de qualidade. Neste contexto, a Embrapa Semiárido vem trabalhando na manutenção de Bancos de Germoplasma visando o melhoramento genético e adaptação de variedades e híbridos nas condições climáticas do semiárido. Sendo assim, este estágio teve como objetivo aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação, possibilitando fundamentar os conhecimentos científicos e tecnológicos do melhoramento genético, voltado para a viticultura do semiárido nordestino, de forma que o aluno desenvolva competência profissional para a cultura em estudo e demais áreas agronômicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2472
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_adrianadasilvanunes.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.