Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2423
Title: Análise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de química
Authors: Lima, Cicera Gondim de
metadata.dc.contributor.authorLattes: Não encontrado
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Cristiane Martins da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1000796161353860
Keywords: Química - História;Professores de química;Ciência - História
Issue Date: 2019
Citation: LIMA, Cicera Gondim de. Análise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de química. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Many researches in the field of chemistry teaching point out the importance of including the history of science in scientific disciplines. Certainly, the teaching of the history of science not only helps in understanding about science and its development, but also the way students will express themselves, exposing their opinions. Thus, this paper aims to analyze the contributions of a case study containing historical controversies on the theory of valence for discussions about the nature of science. For that, a case study containing a historical controversy on the development of valence theory was applied in a History of Chemistry class of the UFRPE / UAST Chemistry undergraduate course. In addition to the case study, which was filmed, in order to analyze the discussions carried out by the licensees, an initial and final questionnaire was also applied in order to verify the students' knowledge. The results indicate that the case study favored some discussions about the nature of science to emerge during case discussions, which indicates the historical case study as a good strategy for discussions about science.
Description: Muitas pesquisas na área de ensino de química apontam a importância da inclusão da história da ciência nas disciplinas cientificas. O ensino da história da ciência não só auxilia no entendimento sobre ciência e seu desenvolvimento, mas também a forma que os alunos irão se expressar, expor suas opiniões. Assim, esse trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições de um estudo de caso contendo controvérsias históricas sobre a teoria de valência para as discussões sobre a natureza da ciência. Para isso, foi aplicado um estudo de caso contendo uma controvérsia histórica sobre o desenvolvimento da teoria de valência em uma turma de História da Química do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Além do estudo de caso, que foi filmado, a fim de analisar as discussões realizadas pelos licenciandos. Foram aplicados também um questionário inicial e final com o intuito de verificar as concepções prévias e o aprendizado esperado ao termino da intervenção do caso. Os resultados indicam que o estudo de caso favoreceu que algumas discussões sobre natureza da ciência surgissem durante as discussões, o que indica que esta é uma boa estratégia para estabelecer diálogos sobre ciência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2423
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Química (UAST)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ciceragondimdelima.pdf908,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.