Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cristiane Martins da-
dc.contributor.authorLima, Cicera Gondim de-
dc.date.accessioned2020-07-10T20:19:36Z-
dc.date.available2020-07-10T20:19:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Cicera Gondim de. Análise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de química. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2423-
dc.descriptionMuitas pesquisas na área de ensino de química apontam a importância da inclusão da história da ciência nas disciplinas cientificas. O ensino da história da ciência não só auxilia no entendimento sobre ciência e seu desenvolvimento, mas também a forma que os alunos irão se expressar, expor suas opiniões. Assim, esse trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições de um estudo de caso contendo controvérsias históricas sobre a teoria de valência para as discussões sobre a natureza da ciência. Para isso, foi aplicado um estudo de caso contendo uma controvérsia histórica sobre o desenvolvimento da teoria de valência em uma turma de História da Química do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Além do estudo de caso, que foi filmado, a fim de analisar as discussões realizadas pelos licenciandos. Foram aplicados também um questionário inicial e final com o intuito de verificar as concepções prévias e o aprendizado esperado ao termino da intervenção do caso. Os resultados indicam que o estudo de caso favoreceu que algumas discussões sobre natureza da ciência surgissem durante as discussões, o que indica que esta é uma boa estratégia para estabelecer diálogos sobre ciência.pt_BR
dc.description.abstractMany researches in the field of chemistry teaching point out the importance of including the history of science in scientific disciplines. Certainly, the teaching of the history of science not only helps in understanding about science and its development, but also the way students will express themselves, exposing their opinions. Thus, this paper aims to analyze the contributions of a case study containing historical controversies on the theory of valence for discussions about the nature of science. For that, a case study containing a historical controversy on the development of valence theory was applied in a History of Chemistry class of the UFRPE / UAST Chemistry undergraduate course. In addition to the case study, which was filmed, in order to analyze the discussions carried out by the licensees, an initial and final questionnaire was also applied in order to verify the students' knowledge. The results indicate that the case study favored some discussions about the nature of science to emerge during case discussions, which indicates the historical case study as a good strategy for discussions about science.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.titleAnálise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de químicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1000796161353860pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ciceragondimdelima.pdf908,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.