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Título: “Crônica de uma mulher assassinada”: a relação entre espaço e personagem na obra Crônica da Casa assassinada, de Lúcio Cardoso
Autor: Lima, Eduardo Felipe Pereira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4013751734808579
Orientador: Moura, Valquíria Maria Cavalcante de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1979728174658046
Palavras-chave: Literatura brasileira;Crônicas brasileiras;Ficção romântica brasileira
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Eduardo Felipe Pereira de. “Crônica de uma mulher assassinada”: a relação entre espaço e personagem na obra Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This study was designed to understand, through the work Crônica da Casa Assassinada, by Lúcio Cardoso, the links present in the narrative construction of the character and space categories in the modern novel, using the setting of the Meneses’ house and characterization by Nina. Thus, the observation of the transformations that took place and constitute the contemporary romanesque scope of the ninth and twentieth centuries, as well as the study of the behavior of the space and character elements and how they interact in the narrative was based. It was possible to identify a representation of the character Nina about the stagnant house in the psychological field of the characters and that occurs mainly in the lexical field of the text, narrated by them. This research has a qualitative and bibliographical character and was based on the studies of Rosenfeld (1969), Hauser (1998), Brayner (1979), Candido (2014), Brandão (2013), Humphrey (1976), Pankow (1988), Bachelard (1993), Brait (1985), among others. Based on the analysis, notes on the modern novel, its aesthetic characteristics and its context of origin, with the appearance of more intimate and psychological works as well as in Lúcio Cardoso, based on the interaction between Nina and the house in the descriptive process of the character-narrator consciousness. The research is divided in three parts, the first one corresponds to the considerations about the emergence of the novel and its configurations. Soon after, the theoretical framework about the narrative categories highlighted was considered. Finally, the elements of Lucio Cardoso's novel were analyzed in order to understand their affinities. Throughout the work it has been verified that modern narrative, in the light of the narrators' consciousness, opens up a range of possibilities in descriptive abstractions that can build clear bridges between categories, both through language and history.
Resumo: Estre estudo foi construído com o objetivo de compreender, por meio da obra Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, as relações presentes na construção narrativa das categorias personagem e espaço no romance moderno, utilizando-se da ambientação da Chácara dos Meneses e da caracterização de Nina. Assim, fez-se basilar a observação das transformações que ocorreram e constituem o âmbito romanesco contemporâneo do século XIX e XX, como também o estudo do comportamento dos elementos espaço e personagem e como eles interagem na narrativa. Foi possível identificar uma representação da personagem Nina sobre a Chácara gerando certa fluidez no campo psicológico das personagens e que se dá principalmente no campo lexical do texto. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico e baseou-se nos estudos de Roselfeld (1969) (2014), Hauser (1998), Brayner (1979), Candido (2014), Brandão (2013), Humphrey (1976), Lins (1976), Pankow (1988), Bachelard (1993), Brait (1985), entre outros. Partindo das análises, observa-se apontamentos sobre o romance moderno, suas características estéticas e contexto de origem, com o surgimento de obras mais intimistas e de teor psicológico assim como em Lúcio Cardoso a partir da interação entre Nina e a Chácara no processo descritivo da consciência dos narradores-personagem. A pesquisa está dividida em três partes, a primeira corresponde às considerações sobre as mudanças do romance no século XX e suas configurações. Logo após, considerou-se o arcabouço teórico acerca das categorias narrativas ressaltadas. Por fim, foram analisados os elementos do romance de Lúcio Cardoso afim de compreender a relação entre personagem e espaço. No decorrer do trabalho foi verificado que a narrativa moderna, à luz da consciência dos narradores, abre um leque de possibilidades em abstrações descritivas que podem construir pontes nítidas entre categorias, tanto através da linguagem quando do enredo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2392
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