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Título: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos
Autor: Carvalho, Crisleide Pereira Leite
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5259229966619227
Orientador: Bezerra, Arley Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2745072539647650
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil);Capital intelectual;Estudantes do ensino médio
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Crisleide Pereira Leite. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Thisstudy uses ENEM 2017 microdata for thestateof Pernambuco tocriticallyanalyzeparticipants' average performance onexam scores. The resultssuggestthattheremaybe a common elementtoallobservations: Inequality. Thisseemstobecyclical. Thiscanbeobserved in the case of income. The results show thatthelow-income participants are thosewiththelowest scores, whichreducesthe chance oftakingupvacancies in highereducationcoursesat federal orprivatepublicinstitutions. Thisproblem makes thegrowthofhuman capital unfeasible, whichispositivelyrelatedtothe income level.
Resumo: Este estudo utiliza os microdados do ENEM 2017 referentes ao estado de Pernambuco para analisar criticamente o desempenho médio dos participantes sobre as notas no exame. Os resultados sugerem que pode existir um elemento comum a todas as observações: A desigualdade. Esta parece ser cíclica. Isso pode ser observado no caso da renda. Os resultados apontam que os participantes de baixa renda são aqueles que obtiveram os menores escores, o que diminui a chance de ocupar vagas nos cursos de ensino superior nas Instituições Públicas Federais ou privadas. Esse problema inviabiliza o crescimento do capital humano, o qual se relaciona positivamente com o nível de renda.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359
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