Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Arley Rodrigues-
dc.contributor.authorCarvalho, Crisleide Pereira Leite-
dc.date.accessioned2020-06-08T19:04:37Z-
dc.date.available2020-06-08T19:04:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, Crisleide Pereira Leite. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359-
dc.descriptionEste estudo utiliza os microdados do ENEM 2017 referentes ao estado de Pernambuco para analisar criticamente o desempenho médio dos participantes sobre as notas no exame. Os resultados sugerem que pode existir um elemento comum a todas as observações: A desigualdade. Esta parece ser cíclica. Isso pode ser observado no caso da renda. Os resultados apontam que os participantes de baixa renda são aqueles que obtiveram os menores escores, o que diminui a chance de ocupar vagas nos cursos de ensino superior nas Instituições Públicas Federais ou privadas. Esse problema inviabiliza o crescimento do capital humano, o qual se relaciona positivamente com o nível de renda.pt_BR
dc.description.abstractThisstudy uses ENEM 2017 microdata for thestateof Pernambuco tocriticallyanalyzeparticipants' average performance onexam scores. The resultssuggestthattheremaybe a common elementtoallobservations: Inequality. Thisseemstobecyclical. Thiscanbeobserved in the case of income. The results show thatthelow-income participants are thosewiththelowest scores, whichreducesthe chance oftakingupvacancies in highereducationcoursesat federal orprivatepublicinstitutions. Thisproblem makes thegrowthofhuman capital unfeasible, whichispositivelyrelatedtothe income level.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.titleExame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5259229966619227pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2745072539647650pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_crisleidepereiraleitecarvalho.pdf754,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.