Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2316
Título: Nutrição mineral da cana-de-açúcar irrigada com águas salinas sob fração de lixiviação
Autor: Andrade, Larissa Gabrielle Lino de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7781186364401800
Orientador: Dantas, Daniel da Costa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1991400428252423
Palavras-chave: Salinidade;Cana-de-açúcar;Plantas –Nutrição;Análise foliar
Data do documento: 2018
Citação: ANDRADE, Larissa Gabrielle Lino de. Nutrição mineral da cana-de-açúcar irrigada com águas salinas sob fração de lixiviação. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: A cana-de-açúcar é uma cultura de suma importância econômica não só no Brasil, mas em todo o mundo.A salinidade é um dos principais fatores que limitam o crescimento e a produtividade das plantas.A diagnose foliar é um dos métodos mais utilizados para se avaliar a demanda de nutrientes na cultura da cana-de-açúcar.É necessário que estes nutrientes estejam em quantidades adequadaspara não comprometer a produtividade e qualidade do produto final. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo verificar os efeitos da salinidade da água na cana-de-açúcar, nos teores foliares de nitrogênio(N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S), sódio (Na) e cloreto (Cl).A pesquisa foi conduzida no Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Recife. Os tratamentos consistiram da irrigação com águas com cinco níveis de salinidade(0,5; 2,0; 4,0; 6,0; 8;0 dS m-1) e duas lâminas de reposição da evapotranspiração da cultura (ETc) (100% e 120%). Utilizou-se odelineamento inteiramente casualizado, disposto em esquema fatorial 5x 2, e quatro repetições.A variedade de cana-de-açúcar utilizada foi a RB92579.Aos 180 dias após a emergência, foramcoletadas a folha +3 (terceira folha da ponteira para a base com colarinho Visível "TVD") para avaliação dos teores foliares de N, P, K,Ca, Mg, S, Na e Cl. Verificou-se que a condutividade elétrica da água de irrigação influenciou nos teores foliares dos nutrientes analisados.O aumento da salinidade da água de irrigação resultou em menores concentrações de N, P, K,Mg, S e Cl e elevou osteores de Na e Ca na folhada cultura. O uso da lâmina de irrigação correspondente à120% da ETc proporcionoumaiores teores para os nutrientes N, Mge S e menores teores para Ca, Nae Cl, mostrando quea lâmina foi eficiente na lixiviação dos íons tóxicos Na e Cl na folha da cana-de-açúcar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2316
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_larissagabriellelinodeandrade.pdf810,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.