Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2312
Título: Estudo do potencial agrícola e hidrológico das águas subterrâneas daBacia do Riacho Mimoso e ações de extensão rural
Autor: Loreto, João Carlos de Melo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1498664612684386
Orientador: Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7947714302950574
Palavras-chave: Água - Distribuição;Hidrologia;Desenvolvimento rural;Extensão rural
Data do documento: 2015
Citação: LORETO, João Carlos de Melo. Estudo do potencial agrícola e hidrológico das águas subterrâneas daBacia do Riacho Mimoso e ações de extensão rural. 2015. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
Resumo: Este relatório aborda estudos de um dos principais problemas da região do semiárido, que é a disponibilidade hídrica para abastecimento da população local, seja na agricultura, atividades agropastoris ou abastecimento. O presente estudo desenvolve uma análise da disponibilidade hídrica e da dinâmica temporal da superfície freática de aquífero aluvial por meio de um monitoramento sistemático em uma rede de piezômetros. A área estudada está localizada no município de Pesqueira-PE, é dividida em lotes que apresentam atividade predominantemente agrícola. O uso de água na região é intenso, e devido ao regime pluviométrico intermitente e ao grande intervalo entre os eventos de precipitação, a água subterrânea torna-se a principal fonte de água para a realização das atividades de subsistência. Dando continuidade ao monitoramento sistemático realizado desde 1997, vem sendo realizadas medições dos níveis piezométricos, cálculo de medidas estatísticas de dispersão, tendência central e variabilidade, registro de uso e ocupação dos lotes, estimativa do potencial de recarga e elaboração de modelo numérico para simular o fluxo das águas subterrâneas. Correlações entre o nível piezométrico e a pluviometria têm sido desenvolvidas. Observou-se contínuo aumento da profundidade do nível de água ao longo do período analisado, não acontecendo recarga pronunciada no aquífero, dado o baixo índice pluviométrico médio anual em comparação com anos anteriores. Esta insuficiência de água vem impactando o desenvolvimento econômico da região.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2312
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_joaocarlosdemeloloreto.pdf540,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.