Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2304
Título: Acompanhamento de atividades agrícolas e implementação de sistema de drenagem subterrânea na Usina Trapiche S/A
Autor: Barreto, Carlos Eduardo
Orientador: Melo, Ralini Ferreira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4296426234246190
Co-orientador : Silva, Vicente de Paulo
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3590522665927472
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Drenagem;Irrigação agrícola;Precipitação (Meteorologia)
Data do documento: 2019
Citação: BARRETO, Carlos Eduardo. Acompanhamento de atividades agrícolas e implementação de sistema de drenagem subterrânea na Usina Trapiche S/A. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal, descrever o acompanhamentode algumas atividades operacionais no setor agrícola em uma unidade sucroalcooleira, situada no município de Sirinhaém litoral Sul do Estado de Pernambuco.Pretendeu-se com este trabalho explicar alguns dos serviços executados no dia a dia de uma usina bem como, apresentar soluções através de uma análise investigativa,sobre o sistema de drenagem, levando-se em conta, a análise do método usado pela empresa, de modo a implementar novos conceitos da drenagem agrícola. Sobretudo,diante do cenário competitivo e desafiador das unidades produtoras de cana-de açúcar em nosso Estado. Tais inovações, só foi possível,através do conhecimento científico da engenharia agrícola e suas ferramentas tecnológicas, subsidiandona tomada de decisão. Foi possível executar em uma área piloto, um sistema de drenagem subterrânea,e assim, demonstrar na prática a eficiência do sistema,e sobretudo,a relação custo benefício. Dessa forma, pode-se evidenciar ganhos expressivos como: prolongamento da vida útil dos sistemas de drenagem agrícola, melhoria nas condições de trafegabilidade em operações mecanizadas nos diferentes processos da cadeia de produção,que vai do plantio a colheita, aumento na produtividade,ganho de áreas, entre outras.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2304
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_carloseduardobarreto.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.