Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279
Title: | Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
Authors: | Cardoso, Irani Irene |
metadata.dc.contributor.advisor: | Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/0295353071625877 |
Keywords: | Educação infantil;Brincadeiras;Jogos educativos |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | CARDOSO, Irani Irene. Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Description: | O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_iraniirenecardoso.pdf | 127,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.