Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279
Título: Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar
Autor: Cardoso, Irani Irene
Orientador: Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
Palavras-chave: Educação Infantil;Brincadeiras;Jogos educativos
Data do documento: 2019
Citação: CARDOSO, Irani Irene. Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_iraniirenecardoso.pdf127,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.