Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279
Title: Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar
Authors: Cardoso, Irani Irene
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
Keywords: Educação infantil;Brincadeiras;Jogos educativos
Issue Date: 2019
Citation: CARDOSO, Irani Irene. Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_iraniirenecardoso.pdf127,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.