Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2275
Título: | Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica |
Autor: | Silva, Valdirene Moura da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8238548957613487 |
Orientador: | Rosa, Aliete Gomes Carneiro |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9765841869399460 |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional;Letramento digital;Aprendizagem |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, Valdirene Moura da. Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumo: | A tecnologia digital que envolve em suas principais características os aspectos visuais e sonoros desperta nos educandos o maior interesse pelas aulas, na medida em que torna o ambiente da aprendizagem mais prazeroso.Partindo desse contexto, esta pesquisa surgiu a partir da inquietação: Qual a contribuição do uso da técnica do Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital? Assim, buscando responder àquestão norteadora da pesquisa, como objetivogeral,iremosrefletir sobre as contribuições da técnica Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital. Mais especificamente pretende-se, estimular o uso da técnica Stop Motion despertando o interesse dos discentes pela linguagem audiovisual e identificar elementos que caracterizam o gênero textual trabalhado (seja narrativo, informativo). A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação, encontros para realização da oficina, registros fotográficos. Dessa forma, estabeleceu-se uma relação entre a teoria e aprática no âmbito educacional, considerando, sobretudo, os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a técnica influencia positivamente no desenvolvimento da habilidade de produção textual, melhorando o raciocínio e proporcionando o aprendizado através da correlação com o uso das Tecnologias Digitais, oportunizando experiências enriquecedoras para nós enquanto pesquisadores do campo educacional assim como para os docentes que atuam na Educação Básica. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2275 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_valdirenemouradasilva.pdf | 864,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.