Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2275
Title: Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica
Authors: Silva, Valdirene Moura da
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/8238548957613487
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Keywords: Tecnologia educacional;Letramento digital;Aprendizagem
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Valdirene Moura da. Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: A tecnologia digital que envolve em suas principais características os aspectos visuais e sonoros desperta nos educandos o maior interesse pelas aulas, na medida em que torna o ambiente da aprendizagem mais prazeroso.Partindo desse contexto, esta pesquisa surgiu a partir da inquietação: Qual a contribuição do uso da técnica do Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital? Assim, buscando responder àquestão norteadora da pesquisa, como objetivogeral,iremosrefletir sobre as contribuições da técnica Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital. Mais especificamente pretende-se, estimular o uso da técnica Stop Motion despertando o interesse dos discentes pela linguagem audiovisual e identificar elementos que caracterizam o gênero textual trabalhado (seja narrativo, informativo). A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação, encontros para realização da oficina, registros fotográficos. Dessa forma, estabeleceu-se uma relação entre a teoria e aprática no âmbito educacional, considerando, sobretudo, os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a técnica influencia positivamente no desenvolvimento da habilidade de produção textual, melhorando o raciocínio e proporcionando o aprendizado através da correlação com o uso das Tecnologias Digitais, oportunizando experiências enriquecedoras para nós enquanto pesquisadores do campo educacional assim como para os docentes que atuam na Educação Básica.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2275
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_valdirenemouradasilva.pdf864,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.