Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2273
Title: A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias
Authors: Galindo, Olga Heloísa de Almeida
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/8911417079521641
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivanda Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Keywords: Literatura infantojuvenil;Livros didáticos;Leitura;Leitura - Desenvolvimento
Issue Date: 2018
Citation: GALINDO, Olga Heloísa de Almeida. A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Description: A literatura infantojuvenil é um segmento literário que se dedica exclusivamente aos adolescentes e às crianças,inserindo o aluno ao processo de leitura. Com acesso ao livro didático, o aluno tem a possibilidade de ser um futuro leitor, desenvolvendo a sua criticidade de leitura em graus mais profundos. Neste sentido, o presente trabalho traz reflexões acerca do tratamento dado à literatura infantojuvenil nos exercícios propostos em livros didáticos de língua portuguesa no6º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, trazemos uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português/Linguagens (6º ano), dos autores William Cereja e Thereza Cochar. O trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado no livro didático de Língua Portuguesa (coleção Português/Linguagens) para a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores no ensino fundamental/anos finais, tendo em vista atividades propostas para práticas de leitura literária. Os objetivos específicos são: Estudar a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores; Descrever principais gêneros textuais utilizados para atividades de leituras literárias infantojuvenis apresentadas na coleção de livros didáticos do ensino fundamental-Português/Linguagens (6º ano) e Analisar propostas de exercícios de leituras literárias infantojuvenis em livros didáticos de língua portuguesa, com foco na coleção Português/Linguagens (6º ano). Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Nela, pesquisamos estudos de importantes autores que trouxeram contribuições relevantes sobre a literatura infantojuvenil, como Zilberman, Lajolo, Pinheiro e Cosson.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2273
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_olgaheloísadealmeidagalindo.pdf797,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.