Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2266
Título: | Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos |
Autor: | Bandeira, Karina Bastos de Luna |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7003805851081385 |
Orientador: | Silva, Ivanda Maria Martins |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil;Leitura;Cultura |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BANDEIRA, Karina Bastos de Luna. Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumo: | Formar leitores é ajudá-los a desenvolver práticas de leitura de modo que sejam capazes de exercer a cidadania de forma crítica, ativa e autônoma. Nesse sentido, contar histórias, uma das formas mais antigas de propagar os gêneros literários, surge como um convite à imaginação e um incentivo à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é abordar como a literatura infantojuvenil,por meioda contação de histórias, pode formar leitores críticos, tendo em vista as demandas da cultura digital. Dessa forma, a pesquisa buscou descrever, por meio de fundamentos teóricos, a importância da contação de histórias para a transmissão de conhecimentos, de geração em geração, e para a troca de experiências através do contato quese estabelece entre o narrador e o ouvinte, equilibrando as emoções dos envolvidos e tornando-os capazesde compreender melhor e de forma racional o mundo que os cerca. Também foi possível elencar algumas dificuldades que ainda estão presentes nesse processo de aprendizagem, além de entender como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada às atividades de contação de histórias, por meio dos podcasts e audiobooks.Assim, foi possível concluir que a contação de histórias é uma estratégia fundamental para a formação de leitorescríticose enriquece o processo educacional na busca incessante pela construção de sujeitos críticos e reflexivos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2266 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_karinabastosdelunabandeira.pdf | 974,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.