Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2265
Título: | A produção de material didático em interface com a tecnologia: percepções das práticas dos professores de língua portuguesa do ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe-PE |
Autor: | Sousa, José Paulo de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2326676958979140 |
Orientador: | Rosa, Aliete Gomes Carneiro |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9765841869399460 |
Palavras-chave: | Língua portuguesa;Tecnologia educacional;Material didático |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SOUSA, José Paulo de. A produção de material didático em interface com a tecnologia: percepções das práticas dos professores de língua portuguesa do ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumo: | A atuação do professor em sua forma de ensinar, seja em qualquer forma de transmissão,constitui um fator de mudanças na vida das pessoas, contribuindo dessa maneira para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais de seu alunado. A utilização da tecnologia para criação de livros, artigos, cartilhas, dentre outras infinitas produções impressas ou digitais, oferece a aproximação de um recurso criado por um profissional que está lecionando próximo ao aluno e em seu contexto social. Essa pesquisa traz um aporte teórico, com uma metodologia de caráter quali-quantitativo, no sentido de aprofundar a temática e as possibilidades em identificar as dificuldades e características pertinentes para compor recursos no campo educacional. Desta forma, as ferramentas ou recursos criados pelo professor oferecem a democratização do seu conhecimento, de forma a expor o senso crítico e intelectual, mediante composições de produtos que registram sua habilidade de disseminador de conhecimentos. Os resultados indicam que aplicabilidade da tecnologia na educação está presente na sala de aula, sendo apresentada através do material didático produzido pelo professor, contudo a expressividade desse perfil tecnologia ainda é tímido comparado as diversas possibilidades que a tecnologia oferece como softwares educacionais, jogos digitais dentre outras expertises que tornam a aula mais atrativa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2265 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_josépaulodesousa.pdf | 716,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.