Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2263
Título: A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa
Autor: Santana Neto, José Augustinho Maciel de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1164066559601512
Orientador: Paes, Iêdo de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Palavras-chave: Leitura;Literatura de cordel;Material didático
Data do documento: 2018
Citação: SANTANA NETO, José Augustinho Maciel de. A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso da literatura de cordel como prática sociointeracionista no ensino de Língua Portuguesa. Constitui-se um instrumento para promover a reflexão sobre a prática docente na formação de leitores críticos e autônomos, a partir da análise de atividades desenvolvidas com o uso da literatura de cordel e aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o resultado de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que destaca tanto o valor histórico, social e cultural da literatura de cordel quanto sua importância como instrumento pedagógico no ensino da leitura em sala de aula. A metodológico adotada tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, para proceder ao levantamento do referencial teórico que fundamentou todo trabalho. Em seguida, por meio da observação livre e da análise de conteúdo, deu-se a coleta de dados, tendo como universo da pesquisa uma turma da Fase IV da EJA, alunos da escola estadual Deputado João Teobaldo de Azevedo. As atividades com cordéis utilizadas neste estudo foram produzidas durante a regência de aulas de Língua Portuguesa, para cumprimento parcial das exigências da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Como resultado desta experiência, constatou-se a funcionalidade do cordel como um recurso didático capaz de despertar o senso crítico e a capacidade do aluno de observar sua realidade sociopolítica e histórica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2263
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_joséaugustinhomacieldesantananeto.pdf816,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.