Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2259
Título: A importância dos gêneros digitais para o processo de aprendizagem de língua portuguesa
Autor: Costa, Fidel Matos da
Orientador: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Palavras-chave: Língua portuguesa;Tecnologia educacional;Aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, Fidel Matos da. A importância dos gêneros digitais para o processo de aprendizagem de língua portuguesa. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o uso da tecnologia voltado para o estudo dos gêneros digitais ou emergentes, buscando entender quais são os principais desafios e problemáticas encontrados pela escola no uso desses gêneros. Isso nos permitiu compreender a influência da tecnologia para o surgimento desses novos gêneros, mais especificamente, no processo de aprendizagem em língua portuguesa.O trabalho tomou base a perspectiva de língua como interação e observa os estudos de Marcuschi e Xavier (2005) e Marcuschi (2008) para o tratamento dos gêneros textuais e a influência que atecnologia exerceu sobre os gêneros emergentes. Tomamos como princípios norteadores para o ensino a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a fim de situar práticas de leitura e escrita nos meios digitais para aprendizagem dos estudantes,especificamente no que atestam os descritores do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Dado que suportes diversos e gêneros trazem práticas discursivas, entendemos que estes tornam possível ampliação de letramentos e participação mais efetiva da vida em sociedade uma vez que se espera que haja uso real da língua, levando em consideração a formação cidadã crítica e autônoma.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2259
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_fidelmatosdacosta.pdf582,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.