Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2258
Título: Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa
Autor: Souza, Evandro Batista de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8723440314550332
Orientador: Levay, Paula Basto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6421376400928529
Palavras-chave: Educação;Tecnologia educacional;Inovações educacionais;Ensino médio
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Evandro Batista de. Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sema existência dos recursos tecnológicos. Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma o aluno entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia dele sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento. Nesse sentindo a tecnologia educacional faz uso de três aspectos básicos: recursos destinados à aprendizagem, funções de gestão educacional e funções de desenvolvimento educacional. Cada um desses três componentes é apresentado numa matriz bidimensional que, no plano horizontal indica o propósito, o resultado e a atividade correspondente. O surgimento tecnológico educacional vem sendo caracterizado como conjunto de pesquisas, descobertas, inovações e aperfeiçoamentos,apresença da Internet nas escolas vem se tornando cada vez mais significativas, facilitando a aprendizagem. Assim como pontuou Prensky, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação com a educação irá produzir novas formas de aprendizagem. Ele alerta para o perigo de os professores formais estarem muito distantes dos seus estudantes que usam a web no lugar do livro, interagem com seus amigos e afetos através das tecnologias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2258
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_evandrobatistadesouza.pdf194,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.