Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2253
Título: A representação de gêneros textuais em atividades de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental
Autor: Pimentel, Débora Cristine Maria Rosas Marinho
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Leitura;Livros didáticos;Ensino fundamental
Data do documento: 2019
Citação: PIMENTEL, Débora Cristine Maria Rosas Marinho. A representação de gêneros textuais em atividades de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Os gêneros textuais estão presentes em todas as esferas de comunicação em sociedade e assumem especial relevância para o estudo delíngua portuguesa. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a representação de gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa(LDP) do 7º ano do ensino fundamental, considerando a diversidade de gêneros em atividades propostas parapráticas de leitura. Elencamos como objetivos específicos: 1) identificar os gêneros textuais mais recorrentes nas atividades de leitura apresentadas em livro didático do 7° ano do ensino fundamental; 2) verificar as concepções norteadoras do livro didático analisado sobre gêneros textuais, com foco nas atividades de leitura,e, por fim, 3) avaliar usos dos gêneros textuais em práticas para o ensino-aprendizagem direcionadas ao eixo leitura, tendo em vista seleção e análise de atividades direcionadas para práticas de leituras no livro didático em foco. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental, tendo em vista o LDP como instrumento de análise. Verificamos situações dentro do LDPem que a diversidade dos gêneros textuais favoreceuo estudo dos conteúdos gramaticais, proporcionando aos alunos uma aproximação entre os assuntos estudados e os acontecimentos reais de uso da língua. Podemos, ao final da pesquisa, ratificar que a representação dos gêneros textuais no LDP analisado consiste em uma excelente abordagem para atividades de leitura, tendo em vista que o conhecimento dessa modalidade pode colaborar para formação do sujeito letrado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2253
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_deboracristinemariarosasmarinhopimentel.pdf691,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.