Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2247
Título: Estágio supervisionado III: experiências vivenciadas em turmas do 8° e 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco
Autor: Silva, Rayssa de Moraes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8593286814153182
Orientador: Almeida, Jadilson Ramos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino;Pitágoras, Teorema de;Matemática (Ensino fundamental)
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Rayssa de Moraes da. Estágio supervisionado III: experiências vivenciadas em turmas do 8° e 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Neste relatório é possível encontrar a discrição das atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Obrigatório Supervisionado III, do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFRPE. No primeiro momento, traremos um pequeno debate sobre a importância do estágio e os seus objetivos, assim como uma breve discussão sobre as concepções de ensino-aprendizagem da matemática e a metodologia de resolução de problemas. Posteriormente, realizaremos uma análise rápida da escola campo de estágio e finalizaremos com os relatos sobre as atividades desenvolvidas neste ambiente. Dentre elas, contamos com quatro observações das aulas de matemática, ministradas na turma do 8° ano do ensino fundamental, e as regências, realizadas nas turmas do 8° e 9° ano do ensino fundamental, nas quais foi possível abordar assuntos como Expressões Numéricas e o Teorema de Pitágoras. Com o objetivo de que os alunos tivessem uma participação ativa na sala de aula, em quase todas as regências eles trabalharam em grupo. Ao analisar todas as atividades desenvolvidas na escola campo de estágio, foi possível verificar que os alunos não possuem muitas dificuldades em relação ao temas abordados, mas apresentam muitas dúvidas com as operações básicas com números negativos, fracionários e decimais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2247
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_rayssademoraesdasilva.pdf770,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.