Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2242
Título: Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB
Autor: Lima, Carmem Lúcia da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4940303696309141
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Leitura;Leitores;Letramento digital;Redes sociais
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Carmem Lúcia da Silva. Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre práticas de letramentos literários digitais, com foco nas potencialidades da rede social de leitores Skoob disponível em: <https://www.skoob.com.br/>. Skoob envolve uma comunidade virtual brasileira de leitura, com possibilidades de interação entre leitores, autores, editores a partir do compartilhamento de interesses em comum quanto a hábitos, preferências e práticas de leituras e letramentos literários. Como aporte teórico, utilizamos abordagens que discutem ensino da literatura e letramentos literários (COSSON (2009); SILVA (2005); DALVI (2013); bem como as reflexões sobre o papel da literatura em tempos de cultura digital (SANTAELLA,2004). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa,descritiva e interpretativa.Realizamos pesquisa com estudantes do ensino médio, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, considerando as percepções dos estudantes em relação às práticas de letramentos literários nos meios digitais, bem como no tocante ao tratamento dado à literatura na escola.Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar as práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2242
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_carmemlúciadasilvalima.pdf974,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.