Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2242
Title: Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB
Authors: Lima, Carmem Lúcia da Silva
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4940303696309141
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivanda Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Keywords: Leitura;Leitores;Letramento digital;Redes sociais
Issue Date: 2019
Citation: LIMA, Carmem Lúcia da Silva. Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: O principal objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre práticas de letramentos literários digitais, com foco nas potencialidades da rede social de leitores Skoob disponível em: <https://www.skoob.com.br/>. Skoob envolve uma comunidade virtual brasileira de leitura, com possibilidades de interação entre leitores, autores, editores a partir do compartilhamento de interesses em comum quanto a hábitos, preferências e práticas de leituras e letramentos literários. Como aporte teórico, utilizamos abordagens que discutem ensino da literatura e letramentos literários (COSSON (2009); SILVA (2005); DALVI (2013); bem como as reflexões sobre o papel da literatura em tempos de cultura digital (SANTAELLA,2004). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa,descritiva e interpretativa.Realizamos pesquisa com estudantes do ensino médio, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, considerando as percepções dos estudantes em relação às práticas de letramentos literários nos meios digitais, bem como no tocante ao tratamento dado à literatura na escola.Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar as práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2242
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_carmemlúciadasilvalima.pdf974,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.