Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2226
Título: Percepção docente acerca da arte circense
Autor: Meira, Solange Francisca
Endereco Lattes do autor: Não localizado
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Arte na educação;Circos;Ensino
Data do documento: 2018
Citação: MEIRA, Solange Francisca. Percepção docente acerca da arte circense. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This research aims at analyzing a group of public schoolteachers' perception of circus art. The theoretical framework comprehends the history and characteristics of circus art as well as reflections about its nature and interfaces with the field of Education in a broad way and more specifically with the teaching of Arts. The research was carried out at a public school located in the southwest of the Brazilian state of Bahia and methodological procedures include interviews and the presentation of information about circus art to three participant teachers with the goal of stimulating reflection about possible contributions to their pedagogical practices. Results draw upon associations between the degree of openness to the discussions proposed and previous knowledge about circus art and allow identification of different contributions to the teaching of art
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de um conjunto de docentes da rede pública de ensino acerca da arte circense. O referencial teórico contempla o histórico e as características da arte circense, além de reflexões acerca de sua natureza e suas interfaces com o campo da Educação de modo global e em especial com as componentes curriculares Artes. A pesquisa foi executada em uma escola da rede pública municipal localizada no sudoeste da Bahia e os procedimentos metodológicos adotados incluíram entrevistas e apresentação de informações acerca da arte circense para três docentes participantesbuscando estimular a reflexão acerca de possíveis contribuições para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos associam a maior receptividade às discussões propostas ao conhecimento prévio acerca da arte circense e permitem elencar diferentes contribuições para o ensino de Artes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2226
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_solangefranciscameira.pdf402,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.