Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Felipe de Brito-
dc.contributor.authorMeira, Solange Francisca-
dc.date.accessioned2020-04-15T19:07:24Z-
dc.date.available2020-04-15T19:07:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMEIRA, Solange Francisca. Percepção docente acerca da arte circense. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2226-
dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de um conjunto de docentes da rede pública de ensino acerca da arte circense. O referencial teórico contempla o histórico e as características da arte circense, além de reflexões acerca de sua natureza e suas interfaces com o campo da Educação de modo global e em especial com as componentes curriculares Artes. A pesquisa foi executada em uma escola da rede pública municipal localizada no sudoeste da Bahia e os procedimentos metodológicos adotados incluíram entrevistas e apresentação de informações acerca da arte circense para três docentes participantesbuscando estimular a reflexão acerca de possíveis contribuições para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos associam a maior receptividade às discussões propostas ao conhecimento prévio acerca da arte circense e permitem elencar diferentes contribuições para o ensino de Artes.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at analyzing a group of public schoolteachers' perception of circus art. The theoretical framework comprehends the history and characteristics of circus art as well as reflections about its nature and interfaces with the field of Education in a broad way and more specifically with the teaching of Arts. The research was carried out at a public school located in the southwest of the Brazilian state of Bahia and methodological procedures include interviews and the presentation of information about circus art to three participant teachers with the goal of stimulating reflection about possible contributions to their pedagogical practices. Results draw upon associations between the degree of openness to the discussions proposed and previous knowledge about circus art and allow identification of different contributions to the teaching of artpt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectCircospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePercepção docente acerca da arte circensept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0144075272556954pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localVitória da Conquista, BApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Artes Visuais Digitaispt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_solangefranciscameira.pdf402,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.