Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2222
Título: Impacto das ilustrações de livros literários na aprendizagem e interação de estudantes do ensino fundamental – um estudo de caso
Autor: Silva, Eduardo Bezerra de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9531352091450676
Orientador: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Palavras-chave: Ilustração de livros;Livros para crianças;Arte
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Eduardo Bezerra de Oliveira. Impacto das ilustrações de livros literários na aprendizagem e interação de estudantes do ensino fundamental – um estudo de caso. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: With the aim of analyzing the profile of students of Elementary School I and identify the preferences of each reader, the present work brings the result of a qualitative research carried out with students from the age 04 to 12 at the municipal school Engenheiro Guilherme Diniz, located in the Metropolitan Region of Recife. Based on this profile analysis, we sought to identify which type of material is most attractive according to age and verbal literacy level. Based on the studies of Peter Hunt, an Englishteacher with a major contribution in the field of children's literature, and Donis A. Dondis, a designer and teacher with a vast contribution in the field of visual literacy, this work focuses on the typical context of brazilian society in the field whichmost of the students come from peripheral regions and / or with socioeconomic levels that often does not allow the acquisition of a good amount of children's books by their parents or guardians, which emphasizes the importance of the school library in thecontext experienced by these children.The results were quite satisfactory and provided good numbers that confirm the very positive influence that the illustrated children's book has on school daily life.
Resumo: Com o intuito de analisar o perfil dos estudantes do Ensino Fundamental I e identificar as preferências de cada leitor, o presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes de 04 a 12 anos na escola da rede municipal Engenheiro Guilherme Diniz, situada da Região Metropolitana do Recife. Com base nessa análise de perfil, buscou-se identificar qual o tipo de material mais atrativo de acordo com a faixa etária e nível de alfabetização verbal. Com base nos estudos de Peter Hunt, professor inglês com grande contribuição na área de literatura infantil, e Donis A. Dondis, designer e professora com vasta contribuição no campo do alfabetismo visual, este trabalho é voltado para o contexto típico da sociedade brasileira, levando em conta a realidade dos estudantes oriundos de regiões periféricas e/ou com níveis socioeconômicos que muitas vezes não permite a aquisição de uma boa quantidade de livros infantis por parte de seus pais ou responsáveis, o que enfatiza a importância da biblioteca escolar no contexto vivenciado por essas crianças.Os resultados se mostraram bastante satisfatórios e forneceram bons números que constatam a influência bastante positiva que o livro infantil ilustrado tem no cotidiano escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2222
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eduardobezerradeoliveirasilva.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.