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Título: Ensino e aprendizagem de lógica de programação com linguagem visual em blocos no 5º ano do ensino fundamental
Autor: Lima Filho, Manoel Pereira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5986038272786137
Orientador: Diniz, Juliana Regueira Basto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0175193064988810
Co-orientador : Miranda, Ana Clara Cavalcanti de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9454892742755108
Palavras-chave: Programação (Computadores);Programação visual (Computação);Robótica;Educação básica
Data do documento: 2020
Citação: LIMA FILHO, Manoel Pereira de. Ensino e aprendizagem de lógica de programação com linguagem visual em blocos no 5º ano do ensino fundamental. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: In this research paper we present some technological solutions and learning theories for a technologically digital education. We have shown that education can accompany and appropriate technologies, aligning formal education with the social and temporal context, allowing for a more meaningful teaching and learning process, taking care not to transform technology-based education into technical education, dissociated from context and meaning for the students. Having the constructionist approach defended by educators like Seymour Papert, who proposed and developed a theory derived from constructionism called constructivism, having instrumentalized his ideas by developing, together with other researchers, a programming language that provides a technological learning for the understanding of programming. computers by children in a critical and constructivist manner. Thus, we describe some tools based on the original ideas of Seymour Papert and his technological developments. These tools use block visual languages to build multimedia-enabled programs, making games possible or building mobile applications. We have come up with a commercial solution for educational robotics application called Lego Mindstorms EV3. We depart from the theoretical approach and carry out a case study that demonstrates the application of educational robotics to the teaching of programming logic using visual block programming applied to students of the 5th gradeof elementary school, demonstrating the proposed challenges, the respective results achieved by the students. , as well as participants' perceptions, describing their feedback, which may be an important report for improvements in the application of programming classes with educational robotics and future work. Thus, in this work an exploratory research was carried out demonstrating the main tools for the teaching of programming logic that use a visual approach in programming blocks, being defined a technological education tool that allowed the creation of robotic structures that can be programmed and practical experiments, providing a theoretical and practical approach to teaching and learning programming logic.
Resumo: Apresentamos nesse trabalho de conclusão de curso algumas soluções tecnológicas e teorias de aprendizagem para uma educação tecnologicamente digital. Demostramos que a educação pode acompanhar e apropriar-se das tecnologias,alinhando a educação formal ao contexto social e temporal permitindo um processo de ensino e aprendizagem mais significativos, cuidando-se de não transformar a educação com uso de tecnologia em educação tecnicista, dissociadas de contexto e de significação para os alunos. Abordamos o construcionismo defendido por educadores como Seymour Papert,que propôs e desenvolveu uma teoria derivada do construcionismo denominada construtivismo, tendo instrumentalizado suas ideias ao desenvolver, junto com outros pesquisadores,uma linguagem de programação que proporciona uma aprendizagem tecnológica para o entendimento da programação de computadores por crianças de maneira crítica e construtivista. Assim, descrevemos algumas ferramentas baseada nas ideias originais de Seymour Papert e suas evoluções tecnológicas. Tais ferramentas usam linguagens visuais em bloco para construção de programas com recursos multimídia,possibilitando a construção de jogos ou para criação de aplicativos mobile. Chegamos a apresentar uma solução comercial para aplicação de robótica educacional chamada Lego MindstormsEV3. Saímos da abordagem teórica e realizamos um estudo de caso que demonstra a aplicação da robótica educacional para o ensino de lógica de programação utilizando programação visual em blocos aplicada a alunos do 5º ano do ensino fundamental, demostrando os desafios propostos,os respectivos resultados alcançados pelos alunos, como também, a percepção dos participantes, descrevendo seus feedbacks, que podem ser importante relato para as melhorias na aplicação das aulas de programação com robótica educacional e realização de trabalhos futuros. Assim, nesse trabalho realizou-se uma pesquisa exploratória demonstrando as principais ferramentas para o ensino de lógica de programação que utilizam uma abordagem visual em blocos de programação, sendo definida uma ferramenta de educação tecnológica que permitiu a criação de estruturas robóticas que poderão ser programadas e experimentas de forma prática, proporcionando uma abordagem teórico-prática para o ensino e a aprendizagem de lógica de programação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2210
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